Polícia constata caso de maus-tratos contra animais em Marechal Floriano
Publicado em 09/12/2021 às 08:47

Texto: AMAR / Fotos: Divulgação
Membros da Associação Martinense e Florianense dos Animais de Rua (AMAR), juntamente com a Polícia Militar, membros da Vigilância Sanitária e um veterinário do município atenderam a uma denúncia de maus-tratos contra um cachorro na rua na localidade de Caracol, próximo ao Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Sede de Marechal Floriano.
Segundo a denúncia, um homem teria dois cães, e os mesmos se encontram acorrentados, um deles apresentando sinais de desnutrição, ferimentos e problemas de pele.

Quando a equipe chegou ao local, o acusado apresentou somente um animal. Questionado sobre o outro cão, ele disse que teria doado para um conhecido em Alfredo Chaves, mas não soube dizer o nome e o local onde essa pessoa morava. Minutos depois, ele acabou confessando que abandonou o cão na estrada de Bom Jesus, na última quinta-feira (02).
A equipe da Vigilância Sanitária e membros da AMAR se deslocaram para a região informada e encontraram o cão vagando em uma estrada de terra. O animal estava com muita fome, sede e muito magro, além de apresentar ferimentos na pele e falha na pelagem.
O animal foi resgatado e passou por uma consulta veterinária. Como o município de Marechal Floriano ainda não possui um abrigo para atender os animais, ele foi para um lar temporário até que apareça um adotante definitivo. O outro animal permaneceu no local, e o homem se comprometeu em melhorar o ambiente e o tratamento do animal que ficou. Foi dado um prazo de 30 dias para que ele faça a adequação do local.

O dono do animal vai responder na justiça pelo crime de maus-tratos, cuja pena pode variar de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. (Lei Federal Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998).
Para denunciar casos de maus-tratos, basta ligar para o Disque Denúncia 181, ou acessar os sites: www.disquedenuncia181.es.gov.br ou https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br/deon/xhtml/home.jsf. Também é possível efetuar a denúncia procurando a delegacia de Polícia Civil mais próxima.
É importante fornecer informações suficientes para que as autoridades possam identificar o autor do crime. Vídeos ou fotos são importantes, pois quanto mais informação, melhor.
Fonte: AMAR