Polícia Civil prende principal suspeito de roubo de café da região norte do Espírito Santo

Publicado em 30/06/2023 às 13:32

Compartilhe

roubo-cafe

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deflagrou, neste mês de junho, mais uma fase da Operação “Aroma”, cujo objetivo é combater crimes patrimoniais cometidos em regiões rurais do norte do Estado. No dia 14 de junho, diligências da Delegacia de Polícia (DP) de Fundão, com o apoio da Coordenadoria Recursos Especiais (Core), resultaram na prisão do principal alvo da operação, no norte do Estado: um homem de 24 anos, que responde a dez inquéritos policiais, referentes a crimes cometidos na região de Mutrapeba, zona rural de Fundão.

A Operação “Aroma”, que faz referência ao aroma do café, não tem data para terminar e reúne diversas unidades do interior do Estado, além da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais (DERCR). A primeira etapa teve início em 2021, em Aracruz, após uma onda de furtos e roubos registrados na região do Rio Francês, no distrito de Jacupemba, no município.

Um grupo de oito assaltantes invadiu, no dia 22 de abril, uma propriedade rural para roubar produtos provenientes das colheitas, maquinários agrícolas e bens pessoais. No momento do crime, os suspeitos fizeram os donos e funcionários da fazenda de reféns. Ao todo, dez pessoas foram mantidas em um único cômodo da propriedade, sob a mira de armas de fogo.

O titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Aracruz, delegado Leandro Sperandio, informou que os criminosos, além de manterem os reféns, os obrigaram, sob ameaças, a carregar as sacas de café roubadas até o caminhão usado pelos assaltantes. No dia do crime, foram roubadas 57 sacas de café, maquinários agrícolas e uma motocicleta. Os bandidos ainda tentaram roubar um carro e um caminhão, mas não foi possível.

O delegado revelou que o crime foi premeditado. “Tio e sobrinho estavam trabalhando em conjunto no projeto do assalto e contrataram um grupo, do município de Linhares, para auxiliar com o armamento utilizado e um outro grupo, da região de São Pedro, em Vitória, para cuidar da logística e venda dos produtos roubados”, detalhou Sperandio.

Segundo as investigações, na véspera do assalto, os criminosos planejaram revender as sacas de café que seriam roubadas. Os assaltantes chegaram a fechar uma venda com uma revendedora do produto. Até o momento, cinco envolvidos foram identificados. Um deles foi preso no dia 16 de junho deste ano e assumiu o crime. O outro está em liberdade provisória. Três dos identificados continuam foragidos. Na casa de um dos foragidos, localizada em São Pedro, na Capital, foi encontrada uma arma de fogo.

A segunda fase da operação aconteceu em fevereiro deste ano, após uma nova onda de furtos e roubos atingir a região de Mutrapeba, na zona rural do município de Fundão. Na época, em um dos casos, foram roubadas 15 cabeças de gado e 15 sacas de café. No dia 14 de junho, um dos responsáveis pelos roubos, um homem de 24 anos, foi localizado, com auxílio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), por meio da utilização de um drone para facilitar a procura na região rural.

O delegado Leandro Sperandio informou também que o detido já tinha passagem pela polícia, sendo investigado pelos crimes de ameaça, furto qualificado, violação de domicílio, roubo majorado e violência contra a mulher, além de responder por um homicídio cometido no município da Serra. O homem foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva, fruto de uma das dez investigações conduzidas pela Polícia Civil em Fundão.

Fonte: PCES

Veja também

Drymoluber-brazili_ThiagoMarcial-capa-2

Espécies raras de cobras são redescobertas no Espírito Santo depois de décadas

agro-04-03-incaper

Incaper e parceiros vão promover eventos para valorização e empoderamento da mulher rural

capa-coluna-vida-saudavel

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

mundo-04-03-Divulgacao-UNRWA

Israel aceita acordo de cessar-fogo por seis semanas, diz EUA

policia-04-03-Ayrton-Freire-Inter-TV-Cabugi

Fugitivos de Mossoró invadem galpão de fazenda e polícia faz cerco

dengue-ms

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

cafe-conefora

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

agropecuaria

Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023