Polícia Civil encontra corpo de agricultor desaparecido e prende acusado de assassinato

Publicado em 29/11/2019 às 17:24

Compartilhe

Quase dois meses após desaparecer, a Polícia Civil de Domingos Martins encontrou, na noite da última quarta-feira (27), ossos que devem ser do agricultor Enivaldo Helmer, 51 anos, que morava em Ponto Alto, Domingos Martins.

De acordo com o delegado Geraldo Peçanha, que comandou as investigações, só foi possível encontrar os ossos do agricultor após a moto em que ele usava no dia do desaparecimento ter sido apreendida em Guarapari. Após prestar depoimentos, o jovem Leony Siqueira Ulinger Santana, 23, que estava com a moto, confessou que matou o agricultor com golpes de paulada.

“Durante as investigações, foram colhidos os depoimentos de todos os familiares e de pessoas que tinham convivência com o desaparecido, além do monitoramento do telefone e a da motocicleta que estavam na posse de Enivaldo quando ele desapareceu. Na última sexta-feira (22), a motocicleta de Enivaldo foi apreendida em Guarapari”, contou o delegado.

Leony confessou o assassinato e informou que teria ocultado o corpo em uma propriedade rural onde ele trabalhava na colheita de café, no último mês de setembro. “O suspeito informou que a motivação do crime teria sido por conta de um desentendimento entre ele e a vítima em razão de uma tentativa de importunação sexual, mas estamos apurando essa versão”, informou o delegado.

Polícia Civil encontra corpo de agricultor desaparecido e prende acusado de assassinato

Na última quarta-feira, Leony acompanhou a equipe da Polícia Civil de Domingos Martins ao local onde ele havia ocultado o corpo da vítima. “Como o local 

Durante o dia de ontem (28), a equipe policial de Domingos Martins, acompanhada da perícia técnica, de Venda Nova do Imigrante, e de servidores cedidos pela Secretaria de Obras de Domingos Martins, retornou ao local e encontrou outra parte da ossada da vítima, que estava envolvida em uma lona plástica, amarrada com cordas e uma corrente.é de difícil acesso e com vegetação densa, foi possível encontrar apenas o crânio da vítima”, disse o delegado.

A camisa foi reconhecida por familiares como sendo a que Enivaldo estava usando quando foi visto pela última vez, quando desapareceu há cerca de dois meses e meio. “Pelo estado em que o corpo se encontrava, foi possível constatar ter sido alvo da ação do tempo e de animais silvestres, já que se trata de um local coberto de densa vegetação nativa”, afirmou o delegado.

O local foi periciado e o cadáver recolhido e encaminhado ao Serviço Médico Legal de Cachoeiro de Itapemirim. Devido ao estado de decomposição do corpo da vítima, o reconhecimento será feito por meio de exame de DNA, sob responsabilidade do Departamento Médico Legal de Vitória.

De acordo com Geraldo Peçanha, o autor do crime está sendo investigado por crime de latrocínio consumado, com pena prevista de 20 a 30 anos de prisão, além da pena pela ocultação do cadáver, que varia de 01 a 03 anos de prisão. Leony teve a prisão preventiva decretada.

Desaparecimento

O lavrador Enivaldo Helmer, conhecido popularmente como Barbado ou Valter, desapareceu no dia 14 de setembro, após sair de sua casa, em Ponto Alto, Domingos Martins, a caminho da residência do irmão, que mora em Alto Paraju, no mesmo município.

De acordo com Elane Helmer, 29, filha de Enivaldo, o pai, que morava sozinho, seguiu em sua moto para a casa de um irmão. No caminho, ele parou em um bar, onde teria tomado uma dose de cachaça, segundo informou o proprietário do estabelecimento à família. Esse foi o último local em que o lavrador foi visto.

Leia a matéria sobre o desaparecimento do agricultor!

Veja também

Festuris

Nomes de peso serão os painelistas do Meeting Festuris

chuva es

Nova frente fria intensifica chuva nos próximos dias no Sudeste

corpo de bombeiros

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas de combate a incêndio, ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

aedes aegypti

Ministério da Saúde lança campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya

ronan fisioterapeuta

Justiça acata pedido de cassação de diploma de prefeito eleito em Santa Maria de Jetibá

ifes onibus atolado. 11

Ônibus escolar atola e estudantes precisam empurrar veículo a caminho do IFES

Corrida DM

Corrida de rua em Domingos Martins terá percursos para crianças e adultos

Drums, cymbals, hi hat on a beautiful background in the recording Studio. Room for musicians ' rehearsals. The concept of musical creativity and show business.

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba