Planejamento de segurança para Carnaval e Desfile das Escolas de Samba contará com 19 mil agentes nas ruas

Publicado em 06/02/2026 às 08:43

Compartilhe

WhatsApp Image 2026-02-04 at 14.51.55

Foto: Governo/ES

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou, nesta quarta-feira (04), o planejamento de segurança para o Desfile das Escolas de Samba e o Carnaval 2026. Juntas, as duas operações vão reunir 19 mil agentes de segurança de diversas forças, sob coordenação da Gerência de Operações Integradas (Geopi) da Sesp. As informações foram disponibilizadas em entrevista coletiva, na sede da Sesp, em Bento Ferreira, Vitória.

Pela primeira vez, o Desfile das Escolas de Samba será realizado em dois finais de semana. No primeiro, dias 06 e 07 de fevereiro, 10 agremiações do Grupo Especial vão se apresentar, sendo cinco por noite. No segundo, dias 13 e 14 de fevereiro, desfilam as escolas do Grupo Ouro, sendo nove agremiações por noite. O público previsto para o Sambão do Povo é de 22 mil pessoas no primeiro fim de semana e 20 mil pessoas no segundo. Já a folia de carnaval se estende de 13 a 18 de fevereiro, assim o segundo fim de semana de desfiles ocorrerá durante o carnaval oficial.

“Temos duas semanas de festividades, começando com os desfiles em Vitória, evento que engloba toda a Região Metropolitana. Além disso, temos o Carnaval oficial em todo o Estado. Fizemos um planejamento integrado, com todas as forças de segurança, para garantirmos segurança em nossos balneários, para os capixabas e os nossos turistas, que sempre destacam, em relação à segurança, que se sentem bem aqui, que voltariam”, detalhou o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno.

O secretário prosseguiu: “vamos reforçar, junto à Secretaria das Mulheres, a campanha de prevenção à violência contra a mulher, com acolhimento e intervenção das forças. Teremos ainda nossas novas tecnologias reforçando este trabalho, com reconhecimento facial, Totens, e já deixamos o recado: bandido, não vá, pois iremos capturar.”

As operações vão integrar Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) e Prefeituras Municipais, por meio das Guardas Civis Municipais e serviços de guarda-vidas.

Para os Desfiles das Escolas de Samba, o efetivo total empenhado será de 1.450 agentes de segurança, sendo 704 da PMES, 256 da PCES, 80 bombeiros e 410 guardas municipais. A PMES será responsável por realizar abordagens a pessoas e veículos, lavrar Termos Circunstanciados de Ocorrência para delitos de menor potencial ofensivo, realizar policiamento ostensivo a pé e viaturas em ponto base.

A Guarda Municipal de Vitória (GCMV) atuará de forma integrada com a PMES, realizando abordagens, controle de trânsito e videomonitoramento. As Guardas de Cariacica, Serra e Vila Velha darão apoio em operações de trânsito, especialmente durante o deslocamento dos carros alegóricos das escolas de Samba para Vitória. Também atuarão como apoio nos arredores dos terminais rodoviários.

A PCES vai reforçar os efetivos na Delegacia de Polícia de Santo Antônio e na Delegacia Regional de Vitória. Perdas de documentos, furtos ou delitos simples podem ser registrados também por meio da Delegacia On-line, sem a necessidade de ir pessoalmente a uma unidade policial. O endereço é delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

O Corpo de Bombeiros Militar é responsável por fiscalizar as estruturas do Sambão do Povo, o cumprimento das normas de prevenção contra incêndio e pânico, e a adequação dos espaços à capacidade de público, viabilizando um evento seguro. Durante os três dias do desfile, o CBMES vai manter um efetivo dedicado à fiscalização, supervisão de brigadistas e eventuais resgates, além de salvamentos e combate a incêndios.

A SESM levará para a avenida o “Projeto Não é Não – Todos os dias em todos os lugares”. Haverá um posto de atendimento para acolher, orientar e encaminhar vítimas de violência de gênero e uma equipe volante com distribuição de informativos, brindes e orientações.

O efetivo total empenhado no Carnaval oficial será de 17.550 agentes. A PMES vai alocar o efetivo conforme o fluxo de foliões em cada região do Estado. O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) vai realizar ações de fiscalização em todo o território capixaba, enquanto as demais unidades especializadas – Batalhão de Ação com Cães (BAC), Batalhão de Missões Especiais (BME) e Regimento de Polícia Montada (RPMont) – estarão presentes nos municípios do litoral, de norte a sul. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) se dedicará à fiscalização de trânsito em rodovias estaduais e na Grande Vitória, com o uso de etilômetros, radares e drones.

A PCES vai reforçar as equipes de plantão nas Delegacias localizadas nos litorais norte e sul, bem como nas Delegacias da Região Metropolitana e na Central de Teleflagrantes. Haverá a instalação de postos de atendimento ao cidadão na Delegacia de Polícia de Jacaraípe e na Delegacia Regional de Anchieta. As delegacias especializadas manterão operações de cumprimento de mandados de prisão e de busca, além de levantamentos de inteligência.

O Corpo de Bombeiros terá militares empenhados em equipes de resgate, fiscalização de eventos e operações em balneários. Também é atribuição do Corpo de Bombeiros coordenar as equipes de guarda-vidas das prefeituras, que, este ano, somam 1.190 servidores. Já a Polícia Científica terá equipes reforçadas em todas as regiões do Estado, atendendo às ocorrências onde se fizer necessária a perícia criminal, bem como atendimentos nas unidades do Instituto Médico Legal.

O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) dará apoio no policiamento de orla na Região Metropolitana e no atendimento de emergências nos litorais norte e sul. O Detran|ES terá agentes realizando abordagens educativas e reforçou o serviço de remoção e guarda de veículos apreendidos pelas forças policiais.

Os recursos do parque tecnológico de segurança também estarão em franca operação. O Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Sesp terá reforço nas equipes 24 horas, para atender às ocorrências provenientes dos Totens de Segurança, do Cerco Inteligente do Estado e das câmeras de reconhecimento facial. O Cerco Inteligente do Estado, atualmente, monitora 308 pontos do Estado, com 1.468 câmeras ativas.  

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesp

Veja também

{EDDC6D0B-ACA7-A45A-7DEB-146AABAADBC2}

Confira a programação do Carnaval 2026 de Alfredo Chaves

corrida-freepik

Corrida de rua irá movimentar Alfredo Chaves neste domingo, 08

2025_10_14-3

Clientes Banestes poderão acumular até 100% a mais de pontos na transferência para o programa Azul Fidelidade

recem-nascido - freepik

SUS passa a oferecer imunobiológico para proteger bebês e crianças com comorbidades contra a bronquiolite

WhatsApp Image 2026-02-04 at 14.51.55

Planejamento de segurança para Carnaval e Desfile das Escolas de Samba contará com 19 mil agentes nas ruas

HQF_9763-(1)

Governo do Estado inaugura centro de Educação Infantil e amplia número de vagas em Viana

URA.jpg

Unidade de Agroecologia do Incaper transforma resíduo da fabricação de cerveja em fertilizante

café conilon Foto Julio Huber

Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026