Pix Automático é lançado e deve beneficiar 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito

Publicado em 04/06/2025 às 16:20

Compartilhe

0d9a6121

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O Banco Central (BC) lançou nesta terça-feira (4), em São Paulo, durante o evento Conexão Pix, a nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos: o Pix Automático. A ferramenta permitirá o agendamento de pagamentos recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura. A previsão é que o recurso esteja disponível nos bancos a partir de 16 de junho, inicialmente com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras.

Segundo o presidente do BC, Gabriel Galípolo, cerca de 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito poderão acessar uma gama maior de serviços, até então restritos. “Essas pessoas passarão a ter acesso não só aos serviços que já utilizam, mas também àqueles que exigem uma forma de contratação recorrente, como assinaturas e mensalidades”, afirmou.

O Pix Automático também trará facilidades para quem já usa cartão de crédito, como evitar o transtorno de ter que refazer assinaturas em caso de clonagem ou vencimento do cartão. “Todos já passamos por isso. Com o Pix Automático, isso será evitado”, completou Galípolo.

Inclusão e controle

De acordo com Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, a nova modalidade amplia a inclusão financeira. “Hoje, para assinar um serviço de streaming, por exemplo, é preciso um cartão de crédito. Muitos consumidores são excluídos do e-commerce por não possuírem esse meio de pagamento. O Pix Automático resolve isso”, explicou.

Gomes acredita que o recurso vai revolucionar os pagamentos recorrentes, reduzir a inadimplência e melhorar o controle financeiro do consumidor.

Como funciona

O funcionamento do Pix Automático será simples. O cliente autoriza previamente o pagamento de uma conta e define regras, como o valor máximo. A empresa envia a cobrança ao banco dias antes do vencimento, que agenda o pagamento e notifica o cliente. O débito é feito automaticamente na data programada. O cliente poderá cancelar a autorização a qualquer momento e será notificado com pelo menos 10 dias de antecedência sobre cada cobrança. O cancelamento do pagamento poderá ser feito até a meia-noite do dia anterior à data de débito.

A funcionalidade será gratuita para o pagador.

Além disso, o cliente poderá optar por não utilizar o limite do cheque especial. Segundo Ricardo Mourão, chefe do Departamento de Competição do BC, essa escolha dará mais autonomia ao usuário. “Nada será feito automaticamente sem autorização”, frisou.

Regras e segurança

Para garantir segurança, o BC vai publicar nesta quarta-feira (5) uma resolução que determina que apenas empresas com mais de seis meses de existência e com nome compatível com o cadastro da Receita Federal poderão usar o Pix Automático como recebedoras.

Benefícios para empresas

Do lado das empresas, a expectativa é de redução de custos com cobrança, já que a operação não dependerá de convênios bilaterais com bancos, como ocorre no débito automático tradicional. A infraestrutura do Pix será suficiente para realizar os pagamentos.

“Atualmente, uma grande empresa precisa manter até 200 contas em diferentes bancos para oferecer débito automático. Com o Pix Automático, ela poderá concentrar tudo em uma única instituição”, explicou Renato Gomes. A medida também democratiza o acesso para pequenos negócios, como academias de bairro, que antes não conseguiam oferecer débito automático.

Fonte: Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral