PF investiga suposto desvio de verbas da saúde no Maranhão e no Piauí

Publicado em 19/10/2022 às 16:05

Compartilhe

PF-investiga-suposto-desvio-de-verbas-da-saude-no-Maranhao-e-no-Piaui

Nesta quarta-feira (19), a Polícia Federal deflagrou a Operação Arconte , com o objetivo de desarticular um grupo que fraudava procedimentos de dispensa de licitação em Caxias (MA), a partir do desvio de verbas públicas federais da área da Saúde – incluindo as que deveriam ser usadas no combate à Covid-19.

Segundo a PF, estão sendo realizados 46 mandados de busca e apreensão no Maranhão e no Piauí , mais especificamente nas cidades de Caxias (MA), São Luís (MA), São José de Ribamar (MA), Teresina (PI) e Cajueiro da Praia (PI).

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, é o principal alvo da operação por ser apontado como um dos líderes do esquema. Foram encontrados R$ 95 mil em espécie em uma de suas residências em São Luís.

Segundo a Controladoria-Geral da União , que participa da operação, embora tenham sido identificadas 52 empresas no município de Caxias com o potencial para serem contratadas, as dispensas de licitação eram direcionadas para a contratação de empresas diretamente ligadas aos servidores públicos e particulares investigados.

“Os auditores verificaram que a dispensa de licitação ocorreu sem pesquisa de preço, ou seja, não houve demonstração de que o preço acertado estava dentro da média de mercado. Da mesma forma, o gestor não instruiu o processo com a devida justificativa para ausência da pesquisa de preço”, afirmou a CGU em comunicado à imprensa.

A PF afirma ainda que existem gravações em que os investigados aparecem negociando o esquema com as empresas, além da nomeação de cargos na Prefeitura, em troca da obtenção de vantagens indevidas.

Somente em relação a duas empresas investigadas foi realizado o repasse total de aproximadamente R$ 9,45 milhões. Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que podem chegar a 43 anos de prisão.

Fonte: Portal iG

Veja também

geral-22-02-agencia-Brasil

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

brasi-22-02-defesa-civil-RS

Bolsa Família antecipa pagamento para municípios do Espírito Santo e Rio Grande do Sul

policia-22-02-gov-es-drones

Drones ampliam a segurança nos complexos prisionais do Espírito Santo

brasil-22-02-freepik-estudante

Caixa anuncia concurso com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano