Pétalas de rosas são lançadas de helicóptero durante sepultamento de Rosita Schorling

Publicado em 14/12/2017 às 11:43

Compartilhe

O último desejo de Rosa Helena Schorling Albuquerque, a Rosita, foi realizado: pétalas de várias dúzias de rosas foram lançadas de um helicóptero durante o sepultamento dela, que foi a primeira mulher paraquedista e a oitava aviadora do Brasil. Rosita morreu na última segunda-feira (11), aos 98 anos.

O sepultamento dela foi realizado na manhã de ontem (13), no cemitério da Igreja Luterana de Campinho, na Sede de Domingos Martins. Dezenas de amigos e conhecidos acompanharam os ritos de sepultamento. O velório ocorreu no Espaço Cidade do Verde, ao lado da Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho.

Petalas de rosas sao lancadas de helicoptero durante sepultamento de Rosita Schorling 03

Uma família amiga de Rosita pagou o helicóptero que foi usado para lançar as pétalas de rosas. “Esse era um desejo dela. Rosita sempre nos pediu para que no momento de seu sepultamento fossem jogadas pétalas de rosas de um helicóptero. Além do nome dela ser o mesmo das flores que ela gostava, o helicóptero representa a sua paixão, que é a aviação”, contou um dos membros da família.

Petalas de rosas sao lancadas de helicoptero durante sepultamento de Rosita Schorling 04Em toda a sua vida, foram 137 saltos de paraquedas feitos por Rosita pelo Brasil. Sempre ousada, Rosa Helena teve sua habilitação aos 12 anos, quando aprendeu a dirigir em Domingos Martins, em um veículo com a direção no lado direito.

No Rio de Janeiro, ela também ficou conhecida como a Sereia de Copacabana, por ter lançado a moda de usar biquíni. Em Domingos Martins, onde morava sozinha em uma casa no centro, Dona Rosita se orgulhava ao ver o relógio da torre da igreja luterana da Praça Dr. Arthur Gerhardt, que foi construído pelo seu pai.

Petalas de rosas sao lancadas de helicoptero durante sepultamento de Rosita Schorling 02

“Graças a Deus não tem nada que eu quisesse fazer que deixei de fazer. Meu último desejo é que durante meu sepultamento sejam lançadas pétalas de rosas de um helicóptero”, revelou Rosita, em uma entrevista no ano de 2012 ao portal Montanhas Capixabas.

HOMENAGEM DE HELICÓPTERO – Essa foi a terceira vez que rosas foram lançadas de um helicóptero em forma de homenagem na região. Anderson Pereira, morador de Marechal Floriano e que é bolsista do Aeroclube de Vila Velha, onde está aprendendo a pilotar aeronaves, participou das duas ocasiões anteriores, uma em Marechal Floriano, quando um marido fez uma homenagem à esposa, e a mais recente foi durante os festejos do dia de Nossa Senhora de Aparecida, na localidade de Aparecida, em Alfredo Chaves. “Esse tipo de homenagem tem crescido ultimamente”, acrescenta.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-11-10 à(s) 22.05.40_99c71234

Teatro em escolas ensina estudantes das montanhas capixabas sobre o uso consciente da água

Renato-Theodoro ok

Capixaba irá representar mais de 200 mil cafeicultores da América Latina e do Caribe na COP30

111

Governo do Estado entrega 150 barracas de feira para fortalecer a agricultura familiar em oito municípios capixabas

7e1b73d2-536c-4c02-b451-7840b3020f90

PRF flagra adolescente de 14 anos dirigindo carro com sete familiares na BR-101, na divisa entre ES e RJ

11818

Tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

_mg_1314

Confira a íntegra do discurso de Lula na abertura da COP30, em Belém

18066a45c6ec04a66826810a2489ff57_lg_original_

Espírito Santo domina Coffee Of The Year com 11 cafés capixabas entre os 15 melhores do Brasil

{B5A73EC0-AC88-BAEB-DBDA-A412D7B57B6E}

Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito em Alfredo Chaves