Pesquisa revela aumento de transtornos psiquiátricos após-covid-19

Publicado em 08/02/2022 às 20:50

Compartilhe

© Marcelo Camargo/Agência Brasil


Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que pessoas que tiveram covid-19 de forma moderada ou grave passaram a registrar maior incidência de transtornos psiquiátricos após a contaminação. O artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica General Hospital Psychiatry. 

Foram avaliados 425 adultos, depois de seis a nove meses da alta hospitalar por causa da covid-19. Todos foram pacientes internados no Hospital das Clínicas da USP por pelo menos 24 horas, entre março e setembro de 2020. Aqueles que precisaram de tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI) foram considerados casos graves e os demais, moderados. Os pacientes foram submetidos a entrevista psiquiátrica estruturada, testes psicométricos e bateria cognitiva.

De acordo com o estudo, a prevalência de transtorno mental comum neste grupo de pacientes pós-covid foi 32,2%, maior do que o relatado na população geral brasileira (26,8%). Quanto ao diagnóstico de depressão, houve prevalência de 8%, superior ao da população geral brasileira (em torno de 4% e 5%). Transtornos de ansiedade generalizada estavam presentes em 14,1%, resultado também superior à prevalência na população geral brasileira (9,9%).

Segundo a pesquisa, os resultados psiquiátricos não foram associados a nenhuma variável clínica relacionada à gravidade da doença em fase aguda, ou seja, não foram mais preponderantes naqueles pacientes que apresentaram grau de inflamação maior, por exemplo.

“Os comprometimentos psiquiátricos e cognitivos observados a longo prazo após covid-19 moderada ou grave podem ser vistos como uma expressão dos efeitos do SARS-CoV-2 na homeostase [equilíbrio] cerebral ou uma representação de manifestações psiquiátricas inespecíficas secundárias à diminuição do estado geral de saúde”, diz o texto da pesquisa, que tem Rodolfo Damiano, médico residente do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP como primeiro autor.

Os resultados da pesquisa, que contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), podem ser vistos aqui.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Saúde

Veja também

Casal-de-Afonso-Claudio-morre-em-colisao-entre-moto-e-carro-na-BR-262

Casal de Afonso Cláudio morre em colisão entre moto e carro na BR-262

Colunas-Montanhas2_Artes

Quem nunca teve traída a confiança?

Bandidos-roubam-casa-trancarem-moradores-no-banheiro-e-sao-presos-em-Domingos-Martins-1

Bandidos roubam casa, trancam moradores no banheiro e são presos em Domingos Martins

Campeonato-de-parapente-tera-dezenas-de-pilotos-nesta-semana-em-Alfredo-Chaves-1-2

Polícia apreende maconha, cocaína, haxixe e munições e prende duas pessoas em Marechal Floriano

Campeonato-de-parapente-tera-dezenas-de-pilotos-nesta-semana-em-Alfredo-Chaves-1

Campeonato de parapente terá dezenas de pilotos nesta semana em Alfredo Chaves

Programa-em-Rede-da-Fapes-realiza-simposio-sobre-a-agroindustria-capixaba

Programa em Rede da Fapes realiza simpósio sobre a agroindústria capixaba

Futebol-infantil-anima-Marechal-Floriano-neste-fim-de-semana

Futebol infantil anima Marechal Floriano neste fim de semana

vacinacao

Próximo sábado (28) será de vacinação contra gripe, sarampo e Covid-19 em Domingos Martins