Pesquisa pioneira contra febre do Oropouche avança em Alfredo Chaves

Publicado em 28/09/2025 às 08:31

Compartilhe

capa1

Foto: Divulgação

Alfredo Chaves se tornou referência nacional no enfrentamento da febre do Oropouche. O município do Espírito Santo, que registrou 1.289 casos confirmados entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025, sedia a primeira pesquisa brasileira voltada ao controle dos maruins, insetos transmissores da doença.

A investigação, conduzida em parceria entre Fiocruz, Embrapa, Governo do Estado e Prefeitura, teve início em fevereiro e concentra os testes na comunidade de Quarto Território, região de alta infestação. Após a aplicação experimental de inseticidas, a segunda fase do estudo começou em agosto e segue até o fim de outubro de 2025.

Anúncio

Segundo os pesquisadores, os produtos utilizados são os mesmos empregados no combate ao mosquito da dengue e já demonstraram eficácia em laboratório. Em campo, eles estão sendo aplicados em ciclos otimizados para verificar resultados consistentes. A expectativa é que os dados gerem protocolos seguros para o controle dos maruins em áreas rurais do Brasil e até em outros países.

Além das ações de curto prazo, voltadas aos insetos adultos, o estudo prevê medidas de médio e longo prazo para impedir a reprodução dos transmissores. Armadilhas instaladas em plantações de banana são monitoradas quinzenalmente para mapear locais de maior proliferação e testar substâncias capazes de eliminar larvas sem causar impactos ambientais.

De acordo com os especialistas, os resultados obtidos em Alfredo Chaves podem embasar estratégias globais contra a febre do Oropouche, que deixou de ser restrita à Amazônia e passou a se espalhar por diferentes regiões do Brasil em 2024.

Anúncio

Fonte: PMAC/ Texto: Dirceu Cetto

Veja também

Screenshot

Fundo Rio Doce disponibiliza R$ 450 milhões para projetos sociais em municípios atingidos por desastre de Mariana

limão tahiti - magnific

Brasil intensifica ações para ampliar exportações de frutas à Índia

capa

Dois homens são detidos e parte de mercadorias furtadas de mercearia em Domingos Martins é recuperada

whatsapp-image-2026-06-01-at-12-21-41

Turismo capixaba ganha reconhecimento nacional com pesquisa sobre impacto econômico

Capa Montanhas

Após temporal devastador, produtor rural encontra no Sicoob força para continuar

44

Criminosos arrombam loja e furtam bebidas, cigarros e dinheiro em Domingos Martins

CIDL3454

Governo do Estado recebe 532 novos servidores efetivos para reforçar a Rede Estadual de Ensino

WhatsApp Image 2026-06-02 at 13.41.34

Dupla é presa com cocaína, crack e ecstasy durante abordagem em Domingos Martins