Perfis de Pablo Marçal em redes sociais são suspensos por monetização indevida segundo TRE-SP

Publicado em 26/08/2024 às 11:37

Compartilhe

politica 26-08 - ft Pablo Marçal Instagram

Foto: Pablo Marçal/ Instagram

Liminar concedida pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP), suspende temporariamente perfis de redes sociais utilizados para monetização pelo candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB).

A decisão, tomada em uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) movida pelo PSB, suspende apenas as redes do candidato que “buscaram a monetização dos ‘cortes’ por meio de terceiros interessados”, afirmou o juiz, referindo-se à remuneração paga por Marçal àqueles que veicularem seus posts editados com os “cortes”, de forma a apresentá-los de forma descontextualizadas.

Anúncio

Na sentença, Zorz proíbe que Marçal remunere aqueles que veicularem seus vídeos editados. Nesse sentido, o juiz chama a atenção para o fato de haver indicativos de uma “transposição de limites” na conduta do candidato “no que respeita ao seu comportamento nitidamente comissivo de requerer, propagar e desafiar seguidores, curiosos, aventureiros a disseminar sua imagem e dizeres por meio dos chamados ‘cortes’. Para mais, saber se a monetização dos ‘likes’ obtidos nos sucessivos ‘cortes’, permitiriam o fomento ou indício de abuso de poder, no caso, de natureza econômica”.

A decisão abrange tanto o site de campanha do candidato como suas redes sociais no Instagram, YouTube, TikTok e X (antigo Twitter). Caso a decisão não seja cumprida, será aplicada multa diária de R$ 10 mil.

Por meio das redes sociais, Pablo Marçal postou um vídeo criticando a decisão do juiz. Ele se diz alvo de perseguição pela Justiça Eleitoral. “Acabei de receber a noticia de que uma liminar vai derrubar minhas redes sociais”, disse o candidato.

Anúncio

“Olha só que irônico. [Isso acontece] logo no dia que eu estou passando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eu sou o terceiro maior político no Instagram do Brasil. E estamos passando o homem mais popular da história da política nacional. Mas ele vai derrubar as redes sociais, primeiro. O sistema inteiro, com o governador Tarcísio [de Freitas], estão todos contra mim”, disse o candidato.

Fonte: Agência Brasil

Veja também

WhatsApp Image 2026-07-04 at 07.46.22

Joelma Costalonga ganha força na disputa pela vice de Ricardo Ferraço

WhatsApp Image 2026-07-03 at 17.02.20ytjj

Piloto de Venda Nova do Imigrante participa de uma das maiores aventuras off-road do Brasil

WhatsApp Image 2026-07-03 at 16.34.02

Tecidos, símbolos e ancestralidade dão forma a exposição nas montanhas capixabas

WhatsApp-Image-2026-05-04-at-15.01.01

Acusado de incendiar motocicleta e causar a morte da mãe continuará preso, decide Justiça

WhatsApp Image 2026-07-03 at 15.11.09

Homem é preso suspeito de transportar drogas para comercialização em Domingos Martins

img_0592

Governo investe mais de R$ 32 milhões para melhorar infraestrutura e qualidade de vida em Cariacica

tangerina -foto- Magnific

Domingos Martins lidera produção de tangerina e concentra metade da colheita capixaba

foto-arthur-oliveira-transcapixaba-hike-and-fly2-1

Transcapixaba Hike and Fly 2026 reunirá atletas de seis países em travessia de 600 km pelo Espírito Santo