Partenon é uma das construções mais antigas do mundo e considerada perfeita

Publicado em 05/10/2021 às 06:20

Compartilhe

98976


source
Tempor de Partenon recebe milhares de turistas todos os anos
Pixabay

Tempor de Partenon recebe milhares de turistas todos os anos

Atenas é uma  cidade que tem muito a oferecer em termos de história e cultura aos visitantes,  mas o mais procurado por turistas de todo o mundo é, sem dúvidas, o templo de Partenon. Localizado na região de Acrópole, o Partenon foi construído entre os anos 447 e 438 a.C, como símbolo de cultura, riqueza e poder da deusa Atena Parthenos. Atualmente a construção guarda uma história de longevidade e resistência.

O Partenon foi construído em mármore branco retirado do Monte Pentélico para abrigar a imagem de ouro e marfim de Atena com 12 metros de altura, que foi elaborada pelo famoso escultor da antiga Grécia, Fídias. A estátua, no entanto, já não existe mais.

O local é reconhecido como um dos monumentos mais importantes e representativos de toda a Grécia e é o maior dos monumentos criados durante a época de Péricles, também responsável pela construção dos principais monumentos de Acropóle no século 5 a.C. Ele tem cerca de 70 metros de comprimento e 30 de largura, é rodeado por colunas e 25 fachadas, sendo oito principais e 17 pelas laterais. Haviam ainda mais de 300 figuras humanas, representando deuses e bestas dentro dele.O monumento é dedicado às conquistas culturais e políticas dos habitantes de Atenas.

O termo acrópole significa “cidade alta” e muitas das cidades-estado da Grécia antiga são construídas ao redor de uma acrópole, onde os habitantes poderiam buscar refúgio em tempos de invasão. Há pouco mais de 150 anos ainda havia moradias na Acrópole de Atenas.

Uma história de resistência

Partenon está em processo de restauração há mais de três décadas
Pixabay

Partenon está em processo de restauração há mais de três décadas

A gigante obra arquitetônica passou por uma série de transformações que foram deteriorando o edifício. Ao longo dos séculos foi transformado em uma igreja bizantina, entre os anos de 1208 e 1258, depois passou a ser uma mesquita de 1458 a 1687, quando foi tomado pelos turcos que usaram a construção como um depósito de pólvora. Em 1867 foi bombardeada por venezianos e uma bala de canhão atingiu a pólvora estocada, fazendo o local ser atingido por uma forte explosão em seu interior e, ainda assim, a estrutura continuou de pé.

Nos anos de 1801 e 1803, os ingleses saquearam grande parte dos ornamentos decorativos do Partenon, estes que estão em exibição do Museu Britânico de Londres até hoje. Em 1894, mais uma vez, a força da construção foi colocada à prova quando a Grécia foi afetada por um dos maiores terremotos da história do país.

A estrutura rígida foi projetada de forma em que cada peça fosse única e se encaixasse como um enorme quebra-cabeças. O Partenon é considerado o mais perfeito dos edifícios gregos e é copiado em vários lugares do mundo. A construção passa por restauração há mais de 30 anos, sem previsão para terminar, devido à minuciosidade da estrutura original. Ainda que rodeado por guindastes e estruturas de contenção, visitar o antigo templo é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.

O Partenon, embora o chamado de templo, não era um lugar de culto. Foi construído como uma homenagem comemorativa das vitórias gregas sobre os persas e foi usado como um tesouro para armazenar o tributo pago pelas outras cidades-estado gregas.

Leia Também

Leia Também

Leia Também

Leia Também


Quando ir

Fonte: IG Turismo

Veja também

113838

Cachorro de abrigo espera para ser adotado, mas família nunca aparece

© Breno Esaki/Agência Saúde DF

Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac

113834

Estudante de 22 anos ganha R$ 5 milhões vendendo selfies em NFTs

113828

Cachorro salva filhote de cervo que estava preso em rio

113826

Motoboy de operadora do iFood tem vínculo empregatício, diz Justiça

© Ministério da Saúde

Ministro destaca importância do ciclo vacinal completo contra covid-19

113822

Itapemirim perde contrato bilionário em SP

113820

Bolsonaro promete zerar imposto federal no diesel