Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica ‘Aves de Caetés’

Publicado em 11/01/2023 às 07:00

Compartilhe

Parque-Estadual-do-Forno-Grande-recebe-exposicao-fotografica-‘Aves-de-Caetes

O Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo, está recebendo a exposição fotográfica “Aves de Caetés”. A mostra pode ser visitada até o dia 10 de março e está aberta todos os dias, das 8h às 17h, na Unidade de Conservação (UC). A exposição conta com 30 fotografias de aves silvestres que representam uma pequena parte da grande diversidade de pássaros da Mata de Caetés. A entrada é gratuita.

As fotos são de aves que chamam atenção pelas cores, como, por exemplo, a saíra-militar, a saíra-beija-flor, o gavião-pato e o gavião-pega-macaco, além de aves raras, como a saíra-apunhalada, e tucanos, beija-flores, entre outras. Em cada imagem, o visitante encontra um QR-Code que, ao apontar o celular, o direciona para uma página com informações completas sobre cada uma das aves, podendo, inclusive, ouvir o canto delas.

A Mata de Caetés está se situada no limite dos municípios de Vargem Alta, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Alfredo Chaves, e é umas das áreas mais ricas em aves do mundo. Os pesquisadores do Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada (PCSA) contabilizaram 362 espécies de aves só na Mata de Caetés, sendo que seis delas estão ameaçadas de extinção, com destaque para a saíra-apunhalada, que tem apenas 22 indivíduos e é a espécie-alvo do PCSA.

Além disso, a Mata de Caetés é uma região riquíssima em biodiversidade e classificada internacionalmente como uma área importante para a Conservação de Aves (Important Bird Area ES-07) pela BirdLife International e se situa entre os Parque Estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande.

A exposição é realizada pelo Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada e o Instituto Marcos Daniel (IMD), contando com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As fotos são de autoria de Gustavo Magnago e Gabriel Bonfá.

A mostra é também é uma forma de comemorar a criação de mais uma área protegida na região, a Reserva Kaetés, criada pelo Instituto Marcos Daniel, em parceria com duas organizações internacionais, a Rainforest Trust e a American Birds Conservancy.

A Reserva Kaetés, que protege parte do território da saíra-apunhalada, se situa no município de Castelo, na região de Braço do Sul, e faz parte da Mata de Caetés. Com a criação da Reserva Kaetés, aproximadamente 50% do território conhecido da saíra-apunhalada na Mata de Caetés estão protegidos dentro de reservas privadas.

  • Serviço:
    Exposição fotográfica “Aves de Caetés”
    Data: até 10/03
    Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 17h
    Local: Parque Estadual Forno Grande
    Endereço: Estrada Rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo-ES
  • A entrada é gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação do Iema

Veja também

policia-29-02-IG-Reproducao-Instagram

Suspeito de desmanchar carro usado no Caso Marielle é preso pela Polícia Federal

saude-29-02-freepik-mulher-gripe

Saiba a diferença entre os sintomas da dengue e da Covid-19

policia-29-02-Marcelo-Camargo-Agencia-Brasil

Polícia Federal prende mais três suspeitos em nova fase da operação Lesa Pátria

policia-29-02-pm-capa

Polícia Militar prende suspeitos de tráfico de drogas e encontra um pé de maconha em Domingos Martins

geral-28-02-alfredo-chaves-estradas

Estradas precárias em Alfredo Chaves dificultam acesso de moradores a serviços básicos

saude-28-02-PMMF-vacinacao

Marechal Floriano inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos

brasil-28-02-ag-brasil-Juca-Varella

Ministério da Educação divulgou a segunda chamada do Prouni

turismo-28-02-PMDM-pascoa

Coelhinho chega neste final de semana para inaugurar a Festa da Páscoa em Domingos Martins