Parque Estadual da Pedra Azul será reaberto na próxima sexta-feira (24)

Publicado em 21/03/2017 às 20:27

Compartilhe

Fechados desde o dia 27 de janeiro para visitações, o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins e mais três locais serão reaberto na próxima sexta-feira (24). Na época, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que gerência os espaços, teve que suspender as atividades de visitação de forma preventiva em função de indícios de ocorrências de febre amarela na região.

Na época, foram encontrados, nas proximidades das unidades, macacos da espécie Alouatta guariba (bugio ou barbado) mortos, o que poderia caracterizar a circulação do vírus da febre amarela nessa região. Além do espaço próximo a Pedra Azul, os parques Mata das Flores e Forno Grande, em Castelo, e Cachoeira da Fumaça, em Alegre, também estarão abertos.

Com o retorno, o Parque Estadual da Pedra Azul volta a ficar aberto de terça a domingo, das 8 às 17 horas, com os passeios ocorrendo entre 9h30 às 13h30. É recomendável que o visitante ligue antes para o Parque para checar se há disponibilidade para o trajeto, pois há limite para a visitação, tendo em vista que se trata de terreno irregular. Telefone de contato: (27) 3248-1156.

Orientações

O Iema salienta que é importante que aquelas pessoas que desejam visitar estes locais estejam devidamente imunizados contra a febre amarela (inclusive aqueles que precisam tomar a segunda dose) há mais de dez dias. O uso de repelentes também é indicado para quem vai visitar regiões de mata.

O órgão também ressalta que os macacos, assim como os humanos, não transmitem o vírus. Pelo contrário, são vítimas da doença. Ao serem contaminados, os primatas cumprem a função de “sentinela”, ou seja, alertam para o surgimento da doença e por onde o vírus está se dispersando na paisagem. Por isso, os macacos não devem ser maltratados.

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana