Parceria promove formação de novos guias turísticos para a região das Montanhas Capixabas

Publicado em 13/09/2024 às 09:03

Compartilhe

turismo 13-09 - ft senac

A região das Montanhas Capixabas continua recebendo incentivos para impulsionar o turismo no território. Desta vez, uma parceria entre o Senac Espírito Santo, a Sala do Empreendedor e a Prefeitura local, realizaram a aula inaugural da primeira turma do curso Técnico em Guia de Turismo, na terça-feira, 2 de setembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Marechal Floriano.

O evento marcou o início da iniciativa que vai qualificar 19 moradores do município para atuarem no setor turístico das Montanhas Capixabas. Durante a abertura, foram apresentados os detalhes do curso, que terá aulas de segunda a quinta-feira, totalizando 800 horas de formação.

Os alunos irão aprender desde o planejamento de roteiros turísticos até a condução de turistas e a prestação de informações sobre o patrimônio regional. Com práticas profissionais e um projeto integrador incluídos no currículo, a previsão de conclusão é para setembro de 2025. Tudo via Programa Senac de Gratuidade (PSG).

De acordo com o Gerente de Educação Profissional do Senac-ES, Bruno Emilio, a parceria tem como objetivo atender uma demanda já existente na área. “São alunos que no futuro serão profissionais que irão compor a cadeia do turismo, participando ativamente para o desenvolvimento do segmento na região. Isso impacta positivamente na economia local e também na experiência do próprio turista”, disse.

Estiveram presentes o Gerente de Educação Profissional do Senac, Bruno Emilio; a Coordenadora de Educação Profissional do Senac em Venda Nova do Imigrante, Angela Peizini; Representante do Sebrae-ES, Rafaela Caliman; a Secretaria de Planejamento, Eliete Maria Wassem; a Secretaria de Turismo, Maria Goretti; o Procurador municipal, Felipe Kalk; e o Conselheiro Estadual de Turismo, Leonardo Lares.

Montanhas Capixabas

A região é composta por 10 municípios, incluindo Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Venda Nova do Imigrante, sendo um destino turístico privilegiado no Espírito Santo.

Conhecida por suas paisagens deslumbrantes, o turismo na região é diversificado, abrangendo o agroturismo com propriedades rurais que produzem morangos, café, queijos, socol, cervejas artesanais e mel. Além disso, a rica cultura local, influenciada pela colonização europeia, é preservada em festas típicas.

A área também é um paraíso para os esportes de aventura, como voo livre, rafting, trekking, escaladas, mountain bike e trilhas, sendo um convite para os turistas que buscam uma excelente opção para o turismo de experiência.

Programa Senac de Gratuidade

A iniciativa é destinada a pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que enfrentam dificuldades em ter acesso a cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e a empregabilidade de jovens e adultos.

Fonte e fotos: Senac

Veja também

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas