Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças na Faixa de Gaza

Publicado em 05/05/2025 às 08:31

Compartilhe

papamov_copiar

Foto: Vatican News/Divulgação

O tradicional papamóvel, veículo utilizado pelo papa Francisco, será convertido em uma unidade de saúde móvel destinada ao atendimento de crianças na Faixa de Gaza. A iniciativa atende a um desejo expresso pelo próprio pontífice nos últimos meses de vida, segundo informou o Vaticano.

Em comunicado, a Santa Sé afirmou que o gesto reflete o legado de paz e solidariedade deixado por Francisco. “A proximidade que ele demonstrou aos mais vulneráveis durante sua missão terrena continua irradiando mesmo após sua morte”, destacou a nota. O papa, o 266º da Igreja Católica e o primeiro das Américas, faleceu no dia 21 de abril.

O Vaticano ressaltou que esse foi “seu último desejo para um povo a quem demonstrou tanta solidariedade ao longo do pontificado, sobretudo nos últimos anos”. A missão foi confiada à organização humanitária Caritas Jerusalém.

A nota pontua que, em meio à guerra, à destruição da infraestrutura e ao colapso do sistema de saúde, as crianças são as maiores vítimas – expostas à fome, infecções e doenças evitáveis. “Papa Francisco costumava dizer: ‘Crianças não são números. São rostos. Nomes. Histórias. E cada uma delas é sagrada’. Com este último gesto, suas palavras se tornaram ação”, destacou a Santa Sé.

O veículo está sendo adaptado com equipamentos médicos para diagnóstico, exames e tratamentos, incluindo testes rápidos, vacinas, instrumentos de diagnóstico, kits de sutura e outros suprimentos essenciais à saúde infantil em áreas de conflito.

A equipe responsável pelo atendimento será formada por médicos e paramédicos, que irão atuar nos pontos mais isolados da Faixa de Gaza assim que o acesso humanitário for restabelecido.

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo