Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma

Publicado em 26/04/2025 às 12:33

Compartilhe

sepultamento papa

Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Neste sábado (26), o papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo a um pedido pessoal. Ele é o primeiro pontífice em cerca de um século a ser enterrado fora do Vaticano. O cortejo fúnebre transportou o caixão até a igreja, acompanhado por cerca de 150 mil pessoas, segundo informações da Santa Sé.

O funeral foi realizado na Praça de São Pedro, no Vaticano, e contou com a presença de mais de 250 mil fiéis e dezenas de chefes de Estado. A cerimônia teve duração de 2 horas e 10 minutos, iniciando com a Missa de Exéquias, tradicional celebração em homenagem aos falecidos. A missa contou com a participação de 220 cardeais, 750 bispos e padres no altar, além de 4 mil padres espalhados pela praça. Por questões de segurança, o acesso à Praça de São Pedro foi limitado, e um corredor de segurança foi montado na Praça Pio XII para circulação das autoridades.

Velório e transporte do caixão

O caixão de Francisco foi fechado na sexta-feira (25), em uma cerimônia privada com cardeais. Durante o velório, aproximadamente 250 mil pessoas prestaram suas últimas homenagens. Um Livro dos Evangelhos foi colocado sobre o caixão, que foi carregado pelos Cavalheiros de Sua Santidade.

Presença de líderes mundiais

Diversos líderes mundiais compareceram ao funeral, entre eles Donald Trump, Emmanuel Macron, Keir Starmer, Volodymyr Zelensky, Joe Biden, Javier Milei, Lula, Príncipe William e Frank-Walter Steinmeier.

Homenagens durante a missa

Na homilia, o cardeal Giovanni Battista Re destacou que Francisco foi um papa “de coração aberto a todos”, sensível aos desafios globais e sempre dedicado aos pobres e refugiados. Ele relembrou a primeira viagem de Francisco como pontífice, à ilha de Lampedusa, e ressaltou o empenho do papa na defesa da paz em meio aos conflitos globais. “O Papa Francisco costumava pedir que rezassem por ele; agora, pedimos que ele reze por nós”, concluiu o cardeal.

Orações em várias línguas e comunhão

Durante a cerimônia, a Oração dos Fiéis foi feita em seis idiomas: italiano, francês, árabe, português, polonês, alemão e, pela primeira vez em um funeral papal, em mandarim. A inclusão do mandarim reflete o desejo de Francisco de aproximar a Igreja da China. Em seguida, foi distribuída a Sagrada Comunhão aos cardeais e aos fiéis.

Cortejo fúnebre e sepultamento

O cortejo percorreu cerca de 5,5 km por Roma, passando por pontos históricos como o Coliseu. O sepultamento, realizado de forma privada, permite visitas públicas a partir de domingo (27). O túmulo de Francisco terá apenas a inscrição “Franciscus”.

Próximos passos após o sepultamento

O funeral marca o início dos nove dias de luto oficial da Igreja. No domingo (27), outra missa será celebrada na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Pietro Parolin, cotado como possível sucessor. O Vaticano deve anunciar nos próximos dias a data de início do conclave para a escolha do novo papa, previsto para ocorrer entre 6 e 11 de maio.

Veja também

0d9a6121

Pix Automático é lançado e deve beneficiar 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito

Imagem do WhatsApp de 2025-06-04 à(s) 14.20.07_162a689a

Cantor capixaba embarca para a melhor faculdade de música do mundo!

DP Marechal Floriano

Polícia Civil de Marechal Floriano prende suspeito de violência doméstica que descumpriu medida protetiva

WhatsApp Image 2025-06-03 at 16.00.26

Receita Estadual apreende 51 veículos novos armazenados irregularmente em Linhares

capa_48758_CoronelWelitonEllenCampanharo

Espírito Santo avança em políticas públicas de saúde com novas leis sancionadas

pimentao_quadrado

Produção de pimentão cresce 32,2% no Espírito Santo em 2024, impulsionada por preços e cultivo protegido

WhatsApp Image 2025-06-03 at 17.35.28

Prevenção e possíveis impactos da gripe aviária são debatidos na Assembleia Legislativa do ES

54565441261_e017807d97_c

Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral britânico