GASTRONOMIA

Gastronomia

Panna cotta com goiabada diet

Publicado em 23/09/2025 às 08:06

Compartilhe

COLUNA GATRONOMIA
Foto: Mario de Almeida

Já mencionei anteriormente, em outras publicações aqui no montanhascapixabas.com.br, que participo, desde 1990, de uma “Confraria” com amigos de infância que se reúnem 3 ou 4 vezes por ano no sítio de um deles, em Santa Isabel, aqui no município de Domingos Martins. Passamos sempre um fim de semana muito agradável, com boas conversas, boa comida, bons vinhos e muitas lembranças! Normalmente eu fico encarregado de preparar as sobremesas e, como um dos Confrades não pode ingerir açúcar, fica prejudicado… Ele veio falar isso comigo e, imediatamente, já encontrei esta receita aqui, que não lhe causa nenhum tipo de problema.
Para 15 porções, começo colocando um litro de leite integral numa panela, adiciono 6 caixinhas de creme de leite (200 g cada), adoço com 60 g de eritritol, adiciono uma colher de sopa de essência de baunilha, e vou mexendo até começar a levantar fervura. Aí desligo o fogo!
Neste ponto, em meia xícara de água fria eu dissolvo 3 envelopes de gelatina sem cor e sem sabor e levo esta mistura ao micro-ondas em potência máxima por 22 segundos. Misturo, então, na panela com o leite e homogenizo bem. Junto o conteúdo de um pote com 450 g de iogurte natural integral, mexo tudo novamente e levo para a geladeira porcionado em potinhos plásticos de 200 ml de capacidade cada, com tampa.
Para a cobertura, corto o conteúdo de 3 embalagens de goiabada diet sem açúcar em pequenos cubos, coloco numa panela com um copo de água e ponho no fogo para derreter, mexendo sempre até se transformar numa pasta uniforme. Levo também para a geladeira e, quando a “panna cotta” está firme, cubro-a com esta pasta de goiabada, mantendo na geladeira.
Na hora de servir, sobre cada potinho dei uma “carga” de creme chantilly spray que, além de decorar a sobremesa, ainda deu um toque mais adocicado, para os que podem ingerir açúcar! Fez sucesso!

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

Últimos artigos de Gastronomia

Pesto genovese

Terrine de frango e presunto

Conserva de gengibre

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno