
Gastronomia
Panache de legumes
Publicado em 23/06/2025 às 13:23


É uma preparação de origem francesa e, basicamente, uma mistura de legumes ou frutas coloridas.
Estava procurando uma receita para levar como acompanhamento de um delicioso arroz de costelinha oferecido por um casal de amigos e vizinhos, e lembrei desta, a qual, em minha infância, também era conhecida como “jardineira”!

Comecei colocando 3 batatas grandes cortadas ao meio para cozinhar na panela de pressão, até ficarem macias, sem desmanchar. Enquanto isso, descasquei e cortei em cubos grandes, 3 cenouras, os quais cozinhei também, com uma colher de sopa rasa de sal grosso. Cortei em cubos grandes, também, uma abobrinha verde, e refoguei-a em azeite, uma pitada de sal e uma colher de chá de tempero caseiro de cebola e alho, até ficarem crocantes.
Cozidas as batatas, descasquei-as e cortei-as em cubos grandes, levei-as para um pirex, juntei os cubos de cenoura e de abobrinha, adicionei o conteúdo de uma lata de ervilhas, 2 colheres de sopa de manteiga em ponto de pomada, 2 de azeite de oliva, uma de lemon pepper, corrigi o sal, misturei tudo cuidadosamente para não desmanchar nada, e coloquei no micro-ondas por 2 minutos, em potência alta, para a manteiga derreter.
Antes de levar para a mesa, espremi 2 ovos cozidos duros, no espremedor de batatas, sobre o Panache, para enfeitar! E salpiquei, ainda, uma porção de salsinha fresca picada!
O resultado geral foi aprovado e, inclusive, servirá para acompanhar outras preparações, sejam de peixe, de carne suína ou bovina, quem sabe? E pode ser incrementada, com brócolis, couve-flor, vagem, etc… Vamos testar! Até a próxima!