Os dias de Roberto Firmino liderando a linha de Liverpool estão contados?

Publicado em 25/08/2022 às 10:28

Compartilhe

Os-dias-de-Roberto-Firmino-liderando-a-linha-de-Liverpool-estao-contados-1

Como o Liverpool conseguiu uma pequena soma de três pontos em seus três primeiros jogos da Premier League, Jürgen Klopp foi forçado a assistir de lado, frustrado, à derrota por 2×1 para o rival Manchester United. Apesar dos melhores esforços de sua equipe no segundo tempo, outro mau começo e uma infinidade de lesões fizeram com que os Reds ainda estivessem sem vitórias na hora de escrever. 

Considerando que eles chegaram tão perto de um quadruplo lendário na última temporada – se não fosse por um retorno do Manchester City e uma atuação manqueira em Paris, estaríamos debatendo se este é o melhor clube de todos os tempos – a janela de transferências não foi gentil para o Klopp. As tentativas fracassadas de trazer Jude Bellingham e Aurélien Tchouaméni alinhadas com as partidas do Divock Origi e Takumi Minamino, jogadores inestimáveis do plantel cujo valor só foi realmente demonstrado por sua saída pela porta traseira do Anfield.

Além disso, a mudança de Sadio Mané para o Bayern de Munique significou que um substituto foi gerado mais por necessidade do que qualquer outra coisa.  Luis Díaz é um jogador capaz e em seu dia pode mudar qualquer aposta no futebol com seu ritmo e imprevisibilidade. Mas Darwin Núñez tem lutado para se estabelecer da mesma maneira, e sua cabeçada desnecessária no Joachim Andersen do Crystal Palace demonstra que ainda lhe falta maturidade para liderar a linha do Liverpool em sua situação atual. As lesões a Diogo Jota e Curtis Jones significaram que a responsabilidade de marcar gols caiu sobre os ombros de Roberto Firmino, mas por quanto tempo mais?

Desde que entrou no clube em 2015 sob o comando de Brendan Rodgers, e se reinventando como um falso nove sob o comando de Klopp, Firmino se tornou uma figura lendária em Merseyside; uma figura popular com torcedores que deslumbra as defesas e cria espaço para os outros, caindo profundamente entre a linha e pressionando incansavelmente para fora da bola. Carinhosamente conhecido como ‘Bobby’, os acabamentos sem mirada do brasileiro e os dentes brancos perolados se tornaram um grampo da recente ascensão de Liverpool das cinzas. 

Mas à medida que nos aproximamos de uma nova era da posse de bola de Klopp – uma em que sua velha guarda está envelhecendo e os nomes de Harvey Elliott, Fábio Carvalho e Ibrahima Konaté estão se tornando mais cruciais para a primeira equipe – você se pergunta se Firmino ainda pode entregar a mercadoria, algo que Klopp acredita ser capaz de fazer.

“Bobby é crucial para nós”, disse ele. “O coração e a alma deste time, a forma como jogamos nos últimos anos só foi possível por causa de Bobby”, 

Ao olhar para seu jogo em termos de estatísticas, é evidente que a pontuação do Firmino não tem sido muito boa. O icônico front três do Liverpool, formado por Mohamed Salah, Firmino e Mané, terá 31 anos até o final da temporada e, após múltiplos desafios do título, você se pergunta se o corpo do brasileiro conseguirá lidar com as exigências da intensidade da Klopp. Contra o United, você viu uma pálida imitação do Firmino que o Liverpool havia conhecido e amado. Ele lutou para criar espaço e foi dominado aeriamente tanto por Raphaël Varane quanto pelo mais diminuto Lisandro Martínez. Tendo ocupado um lugar secundário no final da temporada passada, você se pergunta quanto tempo ainda resta para o Firmino na escalação inicial.

Apesar de ter apenas um ano restante, o Firmino ainda não assinou uma prorrogação de seu contrato, deixando seu futuro em dúvida. Dificilmente é um crescendo de seu legado de Anfield – murchando no banco enquanto Jota e Núñez lideram a linha, e você teme que se suas atuações não melhorarem isso possa afetar seu lugar na seleção brasileira de Tite para a Copa do Mundo. Uma vez apelidado de Klopp, seria uma pena para Firmino perder a confiança que uma vez vimos causando dores de cabeça aos defensores durante toda a Premier League, mas ele simplesmente tem que começar a puxar seu peso para que os Reds tenham uma temporada de sucesso. 

Veja também

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar

Cooperativas-de-seringalistas-debatem-desafios-da-producao-de-borracha-no-ES

Cooperativas de seringalistas debatem desafios da produção de borracha no ES

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França