Orientações aos moradores de Santa Rita, Marechal Floriano, para capturar e exterminar os caramujos

Publicado em 27/11/2018 às 11:00

Compartilhe

“Uma praga agrícola e urbana”. Assim que é visto o caramujo, denominado cientificamente por Achatina fulica pelos agentes de endemias do setor de Vigilância em Saúde de Marechal Floriano. Os insetos estão invadindo residências, igrejas, pontos comerciais e outros imóveis, além dos quintais no Bairro Santa Rita.

Orientações aos moradores de Santa Rita Marechal Floriano para capturar e exterminar os caramujosNa manhã desta terça-feira (27) uma equipe formada por sete agentes reiniciou a captura dos bichos localizados nos muros e cercas de madeira, sem falar das invasões por todos os quintais. Além de capturar e usar combustível para queimar os caramujos, os técnicos orientam os moradores os modos de lidar no controle das pragas.

Os servidores da Vigilância em Saúde convidam os moradores para acompanharem o trabalho da captura que é realizado com as mãos devidamente protegidas com luvas especiais para evitar terminantemente o contato do bicho com a pele. Em seguida, os técnicos, nos locais mais infestados, mas com segurança, aplicam álcool ou gasolina e os queimam.

Orientações aos moradores de Santa Rita Marechal Floriano para capturar e exterminar os caramujos 2Na manhã desta terça-feira (27) pelo menos 500 caramujos foram capturados pelos sete agentes em poucos minutos. Todos serão incinerados até a tarde com o restante a ser capturado. Os bichos se encontravam em locais oferecendo facilidade de remoção: “as pessoas daqui devem ter exatamente a mesma forma de captura e destruição dos caramujos que usamos”, afirmou uma agente.

O grupo está reunido para a captura dos caramujos próximo ao Campo Bom de Bola José Henrique Pereira Filho, ao lado do Córrego Batatal. No local há também um cemitério e uma igreja luterana onde os bichos costumam reproduzir. “Estamos distribuindo um panfleto para orientar os moradores sobre os procedimentos corretos”, disse o servidor.

Orientações aos moradores de Santa Rita Marechal Floriano para capturar e exterminar os caramujos 3A folha orienta sobre as principais características dos bichos, como se reproduzem e alimentação, além das doenças que transmitem, sintomas do mal, controle dos caramujos, cuidados tomados na captura e outros. Uma frase se destaca no livreto: “Tomando esses cuidados você está se protegendo e evitando que o caramujo africano ameace a sua saúde”.

Veja também

abelha -freepik

Durante a florada, Idaf reforça orientações sobre o uso correto de agrotóxicos

exportação- freepik

Governo cria comitê para coordenar resposta a tarifas impostas pelos EUA

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 10.28.20_450fb90d

Praça do Papa recebe feira que potencializa a agricultura familiar

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 07.52.38_1c202290

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil

politica-06-08-ft-Julio-Huber-Pedra-Azul-1024x683

Pesquisa da Setur vai identificar perfil do turista que visita Espírito Santo no Inverno 2025

_d6a8561

COP30: Brasil concede visto eletrônico gratuito a participantes credenciados

raf02773

Produtores brasileiros já sentem impactos da tarifa imposta pelos EUA

inteligencia artificial-freepik

Como reconhecer um texto criado por inteligência artificial