Operação Tripartite fiscaliza irregularidades ambientais na região serrana

Publicado em 02/07/2022 às 11:56

Compartilhe

Operacao-Tripartite-fiscaliza-irregularidades-ambientais-na-regiao-serrana

Foi desencadeada nesta semana, do dia 27.06 ao dia 01.07, a “Operação Tripartite”, uma grande operação conjunta entre o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e outros órgãos públicos com o intuito de coibir a incidência de crimes ambientais nos municípios de Domingos Martins, Alfredo Chaves, Afonso Cláudio e Santa Teresa/ES.

A operação Tripartite é uma ação de fiscalização ambiental que envolveu diferentes instituições: Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH, Ministério Público Estadual – MPES, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal – IDAF, Instituto de Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA e Polícia Militar Ambiental –  BPMA.

Nesses dias foram montados 15 pontos de fiscalização com o empenho de 13 policiais militares e 4 viaturas. Dos pontos fiscalizados foram encontrados 05 locais de desmate de vegetação nativa em Área de Proteção Permanente (APP), 02 barragens sem licença ambiental e 03 barragens que necessitam de adequações, 07 ocupações indevidas do solo, 12 construções irregulares de Platôs e 20 que serão analisados posteriormente por órgão técnico. Muitos pontos que foram fiscalizados necessitam de analise técnica posterior.

Durante a operação uma situação inusitada ocorreu na região de Afonso Cláudio, um Bicho-preguiça foi visto na borda de uma mata onde já iniciou o desmatamento, como consequência das intervenções antrópicas de forma irregular. Eles sofrem com o desmatamento, e estão cada vez mais ameaçados pela perda de habitat.

O Tenente Coronel  Cosme Carlos da Silva, Comandante do BPMA, supervisionou os trabalhos das equipes de policiais e destacou que as operações conjuntas na região das montanhas capixabas têm o propósito de garantir a preservação da natureza para a presente e futuras gerações. “ O apoio do BPMA nas operações com outros órgãos ambientais tem atendido aos anseios da sociedade que clama pela proteção de nossas matas e objetiva minimizar os problemas causados pelo aumento da especulação imobiliária na região”, finalizou.

O BPMA continuará intensificando a fiscalização, de modo a coibir práticas criminosas contra o meio ambiente. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site (https:/disquedenuncia181.es.gov.br).

“Polícia Militar Ambiental em defesa da vida e do meio ambiente” .

Veja também

Concurso-de-Qualidade-de-Amendoas-de-Cacau-Capixaba-chega-a-etapa-de-visita-das-propriedades

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

Festa-de-Rodeio-de-Venda-Nova-do-Imigrante-tera-sorteio-de-R-100-mil-beneficente-ao-Hospital-Padre-Maximo-1

Festa de Rodeio de Venda Nova do Imigrante terá sorteio de R$ 100 mil beneficente ao Hospital Padre Máximo 

Festuris-Gramado-tera-participacao-da-Argentina-1

Festuris Gramado terá participação da Argentina

desfile-de-natal-natal-luz-gramado-3

Decoração da próxima edição do Natal Luz já toma os primeiros contornos em Gramado

Ruas-de-Marechal-Floriano-ganham-novas-placas-com-identificacoes

Ruas de Marechal Floriano ganham novas placas com identificações

Noite-Alema-sera-no-proximo-sabado-13-em-Marechal-Floriano-1

Noite Alemã será no próximo sábado (13) em Marechal Floriano

Criancas-arrombam-porta-de-escola-e-deixam-rastro-de-destruicao-em-Santa-Maria-de-Jetiba

Crianças arrombam porta de escola e deixam rastro de destruição em Santa Maria de Jetibá

Policia-interdita-fabrica-que-comercializava-cafe-irregular-no-Espirito-Santo

Polícia interdita fábrica que comercializava café irregular no Espírito Santo