Operação combate crimes ambientais no entorno do Parque Estadual de Itaúnas

Publicado em 22/01/2025 às 11:25

Compartilhe

combate crimes ambientais

Foto: Divulgação/ Iema

Na última semana, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) intensificou a proteção das florestas da zona de amortecimento do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra. Com uma operação estratégica, a equipe mirou o combate ao furto de madeira nativa, um crime que ameaça a biodiversidade da região e coloca em risco espécies valiosas e, em alguns casos, ameaçadas de extinção.

A ação foi resultado de uma força-tarefa que reuniu o Iema, a Polícia Ambiental, a empresa Suzano S.A. e especialistas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Durante a operação, dois locais foram identificados como alvos da extração ilegal. Árvores imponentes, como Oiticica, Braúna e Quina de Rego, estavam sendo derrubadas, cortadas em pedaços e removidas clandestinamente, em um esquema que segue sob investigação.

Anúncio

O servidor do Iema, Gustavo Rosa, explicou que, além de localizar os pontos de extração, as equipes recolheram parte da madeira retirada ilegalmente e reforçaram o monitoramento da área. “É um trabalho contínuo para proteger nossas florestas e identificar os responsáveis por essas atividades que causam sérios danos ambientais”, comentou.

Além de fiscalizar os fragmentos florestais, a operação também abordou propriedades rurais ao redor, orientando moradores sobre os limites legais para o uso da madeira nativa. A mobilização é um lembrete da importância da preservação e do papel da sociedade na denúncia de crimes ambientais, que podem ser reportados presencialmente ou no site oficial do Iema.

Fonte: Iema

Anúncio

Veja também

Produtora-Elesandra-Beloni-Cafe-Lavoura-Cafe-Regenerativo-2026-02-13-08-29_DSC08521

Produtores de café podem se inscrever no 14º Prêmio Região do Cerrado Mineiro

image-1140-23c90c995a5ba5e27fc7affd67300277

TSE abre espaço para jornalistas que farão cobertura das eleições de 2026

WhatsApp-Image-2026-08-14-at-16.37.42

Nova diretoria da Faes é eleita para o período 2026-2030

afd3774e-6e6e-4c7f-9c7f-4e3c1da1512e

Cacau Fest 2026 terá Concurso Nacional do Chocolate e escolha da Rainha do Cacau em Linhares

propagandas eleitoral

Eleições 2026: propaganda eleitoral nas ruas e na internet começa hoje (16)

vacina contra o sarampo

Alerta sobre sarampo nas Américas reforça importância de intensificar vacinação no Brasil

high-angle-mother-with-cute-newborn

Amamentação: conheça alguns mitos e verdades

cooabriel mulhees

Cooabriel leva ações para mulheres cooperativistas em três cidades da Bahia