Onze crianças batizadas na manhã deste domingo (16) na Igreja de Sant’Ana em Marechal Floriano
Publicado em 16/09/2018 às 10:05


Pais, mães, padrinhos e madrinhas sorridentes e em determinados momentos emocionados: assim foi realizada a cerimônia do batizado de 11 crianças católicas durante a celebração da missa deste domingo (16), assistida por 500 pessoas na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Marechal Floriano.
O evento religioso foi iniciado às 8 horas e o encerramento às 9h30min. Os pais e padrinhos com as crianças sentaram nas primeiras bancadas e receberam a máxima atenção do padre Marcos Brito, que dedicou parte importante da celebração aos ilustres visitantes à frente do altar.
As crianças foram identificadas pelos nomes em voz alta pelos responsáveis e vários questionamentos do padre foram respondidos pelos pais das crianças e padrinhos. Os procedimentos do batismo foram abertos com o sinal da cruz na testinha de cada bebê pelo padre, pais e padrinhos. O batizado foi complementado a seguir.
“Hoje é um dia especial para os pais e mães principalmente porque os filhos recebem a consagração batismal e se aproximam em definitivo de Jesus”, afirmou o padre Marcos, ressaltando que a porta para a entrada e a presença de Deus nos corações dos meninos e meninas foi aberta nesta data.
“É de grande importância o sacramento do batismo”, disse o padre voltado diretamente para as bancadas iniciais da igreja. Além do tradicional “Sinal da Cruz” ele benzeu com a água no altar ao da imagem de Jesus, ao cruzar os dedos na testa de todos. “Agora pais, padrinhos e crianças estão no mesmo caminho, ou seja, com Jesus, o nosso Pai porque o batizado é uma forma de se aproximar Dele”.
Na abertura da celebração o pároco abordou a importância do Mês da Bíblia, lembrando a todos os participantes da celebração que a leitura tem de ser feita com carinho, devoção e, sobretudo muita atenção. “Temos o dever de ler a Sagrada Escritura e raciocinar bastante para chegarmos às boas conclusões”.
O carinho com o tratamento direcionado às crianças pelo padre Marcos, foi motivo de comentário altamente positivo. O aposentado Miguel Trarbach, afirma que a vida ao lado de Jesus é iniciada no momento do batismo. “Tomara que a alegria de hoje seja a mesma de sempre. É o que todos os pais, padrinhos e as crianças merecem”, disse.
O lavrador Carmelino Entringer, comentou que as abordagens foram perfeitas pelo padre Marcos, quando afirmava que a convivência com o Senhor é iniciada e reforçada pelo sacramento batismal. “Ele disse que o batismo é um das formas de conhecer Jesus e é por isso que estamos aqui hoje”.