Obras de duplicação da BR-262 prioriza contratação de trabalhadores de Marechal Floriano e região
Publicado em 25/08/2018 às 13:57

Além do estímulo e boas perspectivas da escolha de Marechal Floriano para o início da duplicação da BR-262, a geração de renda e postos de trabalho, diretos e indiretos – também são boas notícias.
É que nas obras de duplicação cerca de 90% dos funcionários contratados pelo consórcio Aterpa-Serveng-Maia Melo e terceirizadas, que estão executando e dando suporte ao serviço, são moradores de Marechal Floriano e região.
As obras num trecho de Marechal, que compreende 7,28 quilômetros, mais a ponte sobre o Córrego Boa Vista (Casa da Bica), estão sendo realizadas pelo Consórcio, no valor de cerca de R$ 53 milhões. A previsão era gerar cerca de 120 empregos diretos, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), órgão federal gestor da BR-262.
O secretário municipal de Transportes de Marechal, Abraão Kiefer, o Coquinho, disse que esteve com representantes do consórcio na viradas de julho para agosto. “Eles me informaram que teriam estimado o número atual de trabalhadores diretos em 250, sendo 200 no consórcio e 50 em terceirizadas”, comemorou o secretário municipal.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
Além dos empregos diretos, as obras acabam estimulando empregos indiretos e circulação de renda que beneficiam empresas e prestadores de serviços de Marechal. “As empresas responsáveis pelas obras estão comprando em supermercados, restaurantes, autopeças e combustível de estabelecimentos da cidade”, explicou o secretário municipal de Transportes.
“Quando as obras estiverem prontas, vão dar um grande impulso para o desenvolvimento de Marechal Floriano e a Região Serrana capixaba. Produção agrícola, agroturismo e sitiantes vão ser beneficiados. E vai desafogar o gargalo que se forma durante todo o verão, por conta do fluxo de turistas mineiros que vem às praias do Estado”, prevê Coquinho.
O prefeito Cacau Lorenzoni lembrou da movimentação de lideranças da Região Serrana para assegurar o maior percentual de contratação de trabalhadores para a obra da rodovia na própria região.
A obra de duplicação está em andamento desde maio e vai do trecho entre a o km 49 e o Trevo de Paraju. Nesta etapa inclui também a duplicação da ponte da Casa da Bica (km 69), também situada no município.
Depois de duplicada, a BR-262 contará com duas faixas de rolamento em cada sentido da pista, com acostamentos separados por barreira física. Após a conclusão desse trecho e da ponte, o DNIT duplicará o trajeto entre Viana (km 16) e Marechal e o que faltar até Victor Hugo (Km 71). O órgão informou que o projeto e o licenciamento ambiental para isto estão em fase de aprovação.