O solo saudável facilita a agricultura sustentável

Publicado em 12/04/2023 às 10:15

Compartilhe

O-solo-saudavel-facilita-a-agricultura-sustentavel

Foto: Divulgação

O solo é a base de toda a vida na terra. Ameaçados pela mudança no uso do solo, pela agricultura intensiva, pela mudança climática e pela desertificação, a saúde do solo está diminuindo a um ritmo alarmante e pode estar chegando a um ponto sem retorno.

Saúde do solo e seu papel na sustentabilidade 

A qualidade do solo é um determinante fundamental da agricultura sustentável que é influenciada pelas diversas propriedades físicas e químicas ao mesmo tempo em que se considera a influência do clima e dos insumos externos. Várias práticas atuais de manejo de terras e culturas resultaram na degradação da qualidade do solo, impactando negativamente a sustentabilidade dos insumos agrícolas. Por exemplo, o uso excessivo de fertilizantes resultou em um excedente de nutrientes em partes do mundo, resultando em poluição da água e do ar, e perturbando a saúde humana e o meio ambiente. 

Um ecossistema de solo saudável envolve projeto e gerenciamento para manter um ecossistema saudável e sustentável que não se limita ao ciclo de nutrientes, controle biológico de fatores bióticos e abióticos e regulação do suprimento de água e ar, análise de umidade do solo. Muitas abordagens são consideradas para reverter as mudanças de qualidade reduzida do solo ao mesmo tempo em que se tenta reabastecê-los. 

Também é igualmente importante estabelecer medidas preventivas para evitar uma maior degradação do solo. É necessário um plano de ação abrangente para implementar processos favoráveis ao solo em escala global. O papel da microbiota do solo também é crucial para o estabelecimento de práticas agrícolas sustentáveis. Tratar o ecossistema do solo como uma teia alimentar diversificada e regular o crescimento de micróbios benéficos e patógenos vegetais pode ajudar a estabelecer uma população microbiana de solo saudável que pode ajudar a promover o crescimento e o rendimento das plantas, mas também ajudar a manter um solo saudável. 

  Previsão e Monitoramento da Seca

A seca é sempre acompanhada pela seca no próprio solo, na qual as concentrações de solução do solo sobem até níveis tóxicos. Existem programas com foco restrito que podem ajudar a fazer previsões da seca e comparar dados históricos com os dados atuais. A característica mais importante em tais programas e plataformas online para agricultores é que se pode verificar o conteúdo de água das plantas usando o índice de vegetação NDMI. Isto torna possível identificar zonas de inundação ou áreas do campo onde as culturas precisam ser irrigadas. O monitoramento dos campos com o NDMI ajuda a detectar o estresse hídrico das plantas de forma oportuna e ajuda o agricultor a minimizar as perdas das colheitas. Para a produção agrícola em larga escala, isto economiza milhares de reais. A detecção de estresse hídrico nas plantas também é adequada para consultores agrícolas. Esta função lhes permite detectar um problema a tempo e relatá-lo a seus clientes.

Importância de boas condições de solo

O objetivo do manejo do solo é proteger o solo e melhorar seu desempenho. Isto lhe permitirá cultivar de forma lucrativa e preservar a qualidade ambiental futura. As práticas de manejo do solo mais comuns que determinam a qualidade do solo são:

  • O controle do tráfego de máquinas agrícolas na superfície do solo ajuda a reduzir a compactação do solo.
  • Cobrir as colheitas manter o solo ancorado e coberto em estações remotas para que o solo não seja corroído pelo vento e pela chuva.
  • As rotações de culturas em fila alternam culturas de alto risco com culturas de baixo risco para aumentar a quantidade de material vegetal.
  • O manejo de nutrientes pode ajudar a melhorar a fertilidade do solo e a quantidade de matéria orgânica.
  • A lavoura ajuda a manter os resíduos vegetais na superfície do solo para proteção contra a erosão e retenção de água.
  • Usar a mais recente tecnologia de monitoramento via satélite para o registro e rastreamento de todas as atividades agrícolas no solo, como a lavoura do solo, a semeadura de culturas e outras práticas de manutenção do solo.

Aplicações de Monitoramento da Umidade do Solo Remota

A combinação de mapas de c]alculo de umidade do solo com outros tipos de dados de satélite permite aos tomadores de decisão agrícola e de recursos naturais melhorar as estratégias de plantio, bem como aumentar o rendimento das culturas com base em dados de previsão meteorológica, controle de secas nos campos ou controle de enchentes em regiões inundadas.

Um mapa de teor de umidade do solo mostrará imediatamente as áreas inadequadas para o plantio de culturas devido à seca excessiva ou vice versa. Ele pode até mesmo mostrar onde o solo está muito congelado, e outros indicadores. Todos estes dados resolverão imediatamente uma série de problemas e responderão às perguntas dos que trabalham no agronegócio.

A irrigação precisa e oportuna pode reduzir os custos dos agricultores. Economia significativa nos custos de energia e água para a carteira do agricultor e, para as plantas, o benefício é que não há estresse por interrupções de irrigação ou excesso de irrigação. 

As análises baseadas em dados históricos ajudam a planejar e mostrar as tendências de umidade e temperatura do solo na região, e podem ajudar a fazer avaliações mais abrangentes dos riscos de seca e de encharcamento em escala regional. Todas estas etapas permitirão decisões mais informadas sobre reclamações de seguros.

Consequências do manejo ineficaz do solo

O solo é um recurso natural não renovável, o que significa que ele não pode ser regenerado durante uma vida útil. Portanto, deve-se ter o cuidado de preservar e sustentar o solo a fim de fornecer meios adequados para o crescimento das plantas.

Práticas inadequadas de manejo do solo e lavouras pesadas podem levar à erosão do solo, o que pode levar ainda mais à erosão:

  • Perda da camada superficial do solo
  • Redução da produtividade das culturas
  • Poluição de cursos d’água, pântanos e lagos

Práticas adequadas de manejo do solo garantem a saúde do solo e também evitam a poluição acima mencionada. Também reduz os custos de insumos e aumenta o rendimento e a qualidade das colheitas. Não vamos quebrar a conexão entre o homem e a natureza. Preservar nossos solos para garantir a obtenção de alimentos valiosos para as gerações futuras.

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados