ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

O que você vai deixar escrito no livro da vida?

Publicado em 03/11/2022 às 09:36

Compartilhe

Colunas-Montanhas2_Artes

A cada dia uma nova página da nossa vida está sendo escrita. E cabe a cada um de nós escrever nossa história, por mais que as linhas muitas vezes estejam tortas, devemos persistir e insistir.

O mais difícil é ter paciência para as interrogações ao longo da vida, aceitar que para a maioria das coisas simplesmente não teremos respostas. Quem não se questiona pelo adeus não proferido, por uma injusta violência sofrida ou simplesmente por um amor não retribuído? Interrogações pungentes.

As interjeições de alegria viciam, quem não deseja suspirar apaixonado, gritar de alegria e perder o fôlego no beijo de amor? Emoções e momentos que passamos a vida toda buscando, sendo pouquíssimas vezes que as viveremos com verdade e intensidade. Todo vício traz consigo a dor da falta, nesse instante muitos sucumbem à melancolia e tristeza profunda.

As reticências da vida são múltiplas, desde a tenra idade hesitamos em ser nós mesmos, na busca estúpida de ser alguém adequado e querido pelo meio, vamos nos tornando uma peça comum no tabuleiro. A reticência mais importante indubitavelmente é não perder a si mesmo em meio a turba e apesar de toda solidão que isso venha a trazer, saber que a história mais importante é a que está escrevendo e a opinião alheia não deve significar nada.

Ponto final, existe mesmo? Cada qual nesse mundo tem suas crenças e norteadores de vida, certo mesmo é que a jornada terrena encerra para todos e apesar de toda a filosofia existencialista, vivemos mesmo confiantes no amanhã e certos que dívidas múltiplas virão para serem quitadas ou para muitos, procrastinadas. Sendo assim, seguimos no gerúndio da vida, suplantados por medos e temores fugazes.

Ouso afirmar que o final que mais machuca é o do coração apaixonado não correspondido. A paixão é um anestésico poderosíssimo, anula-se a sede, fome e sono de uma vez. O pensamento monomaníaco extrapola barreiras do tempo e da lógica. A maior virtude da paixão e talvez única, sem dúvida, é trazer esperança para a vida.

O ser apaixonado acredita ser a melhor pessoa para o outro e reunir em si todas as virtudes admiráveis. O ser apaixonado é como Ícaro, onde a paixão são as asas de cera e a realidade o sol. Por isso esse final é tão devastador e muitos são os que nunca mais se levantam da queda.

A página da vida amanhece em branco todos os dias e essa pode ser a sua última, quem sabe, pensar nisso sempre é mórbido e não pensar nunca é estúpido. Tenha sempre em mente e no coração que não importa o que aconteceu na página anterior, nesta página é o instante de pedir perdão se errou, de amar plenamente, abraçar os entes queridos, agradecer a Deus.

E saiba que as interjeições e reticências formarão os parágrafos desta página. No final de tudo a escolha é tua, qual livro pretende deixar escrito?

Veja também

Drymoluber-brazili_ThiagoMarcial-capa-2

Espécies raras de cobras são redescobertas no Espírito Santo depois de décadas

agro-04-03-incaper

Incaper e parceiros vão promover eventos para valorização e empoderamento da mulher rural

capa-coluna-vida-saudavel

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

mundo-04-03-Divulgacao-UNRWA

Israel aceita acordo de cessar-fogo por seis semanas, diz EUA

policia-04-03-Ayrton-Freire-Inter-TV-Cabugi

Fugitivos de Mossoró invadem galpão de fazenda e polícia faz cerco

dengue-ms

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

cafe-conefora

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

agropecuaria

Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia