O que tem dentro do Burj Khalifa, o maior arranha-céu do mundo?

Publicado em 09/11/2021 às 06:50

Compartilhe

104024


source
Cartão-postal de Dubai, a antena do Burj Khalifa pode ser vista a uma distância de 95 km
Getty Images

Cartão-postal de Dubai, a antena do Burj Khalifa pode ser vista a uma distância de 95 km

Com ilhas artificiais, hotéis de design arrojado e shoppings luxuosos, é difícil chamar a atenção em Dubai . Ainda assim, o Burj Khalifa, a mais alta construção já feita pelo homem, consegue se destacar na paisagem desta cidade de superlativos.

Com 828 metros de altura e 163 andares, o arranha-céu pode ser visto a uma distância de até 95 km. A grandeza deste edifício fica ainda mais evidente se comparada a outras construções famosas: ele ultrapassa em mais de 300 metros o segundo prédio mais alto do mundo, o Taipei 101, em Taiwan. É também duas vezes maior do que o Empire State, em Nova York.

Chamado de Burj Dubai durante toda a obra – que em árabe quer dizer a Torre de Dubai –, o arranha-céu teve o nome modificado para Burj Khalifa no dia da inauguração, em janeiro de 2011, em homenagem ao presidente dos Emirados Árabes, Khalifa bin Zayed al Nahyan.

Feito de concreto e aço, com o exterior coberto por mais de 28 mil painéis de vidro, a construção dele levou quase seis anos para ser concluída. Cerca de 12 mil operários de diferentes nacionalidades participaram da obra.

O que tem dentro do Burj Khalifa?

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

O edifício conta com apartamentos residenciais, andares de escritórios, um luxuoso hotel Armani, um deck de observação, além de ser cercado por um belo parque com lagos e fontes.

O deck de observação “At The Top” do Burj Khalifa, está localizado no 124º andar e é uma das principais atrações turísticas da cidade. Do topo, o turista tem acesso a uma vista de 360° do oceano, do deserto e da cidade. É possível ver também as ilhas artificiais desenhadas em formato de palmeira e de mundo.

Leia Também

O acesso ao At The Top é feito pelo subsolo do Dubai Mall, o maior shopping center do mundo, famoso também por abrigar um aquário gigantesco no interior. Antes de chegar lá em cima, o visitante passa por exibições multimídia, como a seção que explica a arquitetura, engenharia e logística do Burj Khalifa.

Em abril de 2011, foi inaugurado o primeiro hotel Armani, que ocupa 11 andares do edifício. Os quartos são destinados apenas para hóspedes exclusivíssimos com diárias que custam não menos que R$ 4 mil. Cada detalhe foi pessoalmente supervisionado pelo estilista italiano Giorgio Armani.

No 122º andar, o Burj Khalifa abriga o restaurante At.mosphere Grill & Lounge. Por lá, é possível saborear criações originais inspiradas em pratos do mundo todo. Tudo isso de frente para uma vista panorâmica de Dubai.

Mais abaixo, no 4º andar, está situado o Dubai Mall, considerado o segundo maior centro comercial do mundo. São mais de 1.300 lojas e 200 opções de alimentação disponíveis para os mais de 80 milhões de visitantes recebidos anualmente.

O local não só possui lojas das principais grifes do mundo, como possui uma vasta gama de opções de entretenimento aos visitantes, como uma pista de patinação no gelo que segue os padrões de tamanho Olímpico e um enorme cinema. No entanto, o encanto fica com o Dubai Aquarium & Underwater Zoo, um aquário que preserva milhares de espécies aquáticas e pode ser acessada por meio de um túnel de vidro de 270 graus que coloca o turista em meio aos peixes.

Fonte: IG Turismo

Veja também

vacinação

Covid-19: Sexta-feira (03) é dia de vacinação sem agendamento no Centro de Domingos Martins

© Divulgação/IHF/Direitos Reservados

Handebol: em renovação, Brasil larga com vitória no Mundial feminino

© Reuters/Adnan Abidi/Direitos reservados

Jornalista diz que WTA coage Peng Shuai ao suspender torneios na China

© Reprodução/YouTube IPC/Direitos Reservados

Mariana D'Andrea leva prata no Mundial de halterofilismo paralímpico

107684

Senado aprova MP que cria o Auxílio Brasil, financiado pela PEC dos Precatórios

107682

Banco Central lança desafio para melhorar o real digital

107680

Câmara aprova PL que garante alimentação a entregadores de iFood e Rappi

107678

Senado aprova em dois turnos PEC dos Precatórios