O MPES e a Sesp celebram acordo para reforçar investigações e ampliar o combate ao crime
Publicado em 03/04/2025 às 16:56

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) firmaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT), nesta quinta-feira (03/04). O objetivo é desenvolver projetos e ações de interesse comum, que possam contribuir para a prevenção e o combate à corrupção, para a promoção e o fomento da atividade de inteligência, da transparência, do acesso à informação, e da ética pública.
Pelo acordo, membros do MPES, por meio da Sesp, terão acesso a sistemas, informações, perícias e documentos para facilitar a atividade investigativa, o trabalho de acompanhamento dos inquéritos e o controle externo da atividade policial. Entre os sistemas disponíveis, por meio de login e senha, estarão o Guardião, E-Cops, Deon, Sispes e Cerco Eletrônico.
A assinatura do termo aconteceu durante reunião com as presenças do Procurador-Geral de Justiça do MPES, Francisco Martínez Berdeal; do Dirigente do Centro de Apoio Criminal (CACR), Ronald Gomes Lopes; da Secretária-Geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Inês Thomé Poldi Taddei; e do assessor da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), coronel PM Eduardo Nunes.
Pela Sesp compareceram à reunião o Secretário de Estado de Segurança Pública, Leonardo Damasceno; o Gerente do Disque-Denúncia 181, Delegado Paulo Expedicto Amaral Neto; o Gerente de Contra-Inteligência da Sesp, Henrique Tapias de Sales; e o Gerente de Inteligência da Sesp, Marcos Eduardo Gomes.
Segundo o Dirigente do CACR, que intermediou o termo, estarão fortalecidos o diálogo e o fluxo entre as instituições sobre assuntos que impactem as ações de segurança pública e defesa social.
Para o Procurador-Geral de Justiça, a parceria representa a maturidade e o diálogo entre as instituições. “É mais um passo para fortalecermos a segurança do Espírito Santo”, declarou Berdeal.
Fonte: MPES