O Iema realizou uma operação em seis locais de cativeiro ilegal no norte do Estado

Publicado em 08/11/2024 às 09:15

Compartilhe

WhatsApp Image 2024-11-07 at 14.29.00 (2)

Foto: Iema

Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em colaboração com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou uma operação de fiscalização nos dias 6 e 7 de quarta-feira e quinta-feira nos municípios de Bom Jesus do Norte e Apiacá, localizados no norte do Espírito Santo. A operação, coordenada pela Coordenação de Fauna (CFAU) do Iema, teve como objetivo investigar denúncias de cativeiros ilegais na região.

Durante a ação, foram inspecionados seis locais denunciados, onde foram encontrados 26 animais mantidos em cativeiro sem autorização legal. Entre os animais resgatados estavam 24 aves, incluindo espécies como coleiros, trinca-ferros, sanhaços, sabiás e galinhos-da-serra, além de dois jabutis. Também foram apreendidos materiais usados para captura e manutenção dos animais, como alçapões e gaiolas.

Cosme Carvalho, coordenador de Fauna do Iema, explicou que a operação faz parte de uma série de fiscalizações planejadas para o sul, norte do Espírito Santo e Grande Vitória, visando combater intensamente a captura e o comércio ilegal de fauna silvestre. “Voltaremos mais vezes para reafirmar nosso compromisso com a preservação ambiental e sensibilizar a população sobre a importância de proteger a fauna capixaba”, declarou Carvalho.

Durante a fiscalização, os agentes orientaram os responsáveis pelos cativeiros e a comunidade sobre o processo de regularização para a manutenção legal de animais silvestres, enfatizando a importância de adquirir animais apenas de criadouros comerciais devidamente registrados, contribuindo assim para a preservação da biodiversidade.

Denúncias podem ser feitas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou de forma digital pelo site do Instituto, na seção “Denúncias”, onde também é possível acompanhar o andamento das denúncias. Para outros tipos de denúncias, deve-se utilizar a ferramenta de Ouvidoria, disponível na aba Contato ou acessando o link específico.

Fonte: Governo ES

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana