O governador destaca os investimentos do estado na área da educação em reunião nacional
Publicado em 13/03/2025 às 13:50

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES
O governador do Estado, Renato Casagrande, participou nesta quinta-feira (13) do “Encontro Anual Educação Já 2025”, promovido pela organização Todos Pela Educação, em São Paulo (SP). Durante o evento, destacou os investimentos do Governo do Espírito Santo, que levaram o Estado ao primeiro lugar no Ensino Médio do País, conforme o último Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).
A cerimônia reuniu o ministro da Educação, Camilo Santana, governadores e especialistas nacionais e internacionais para discutir políticas educacionais e a relevância da educação pública no Brasil. Casagrande integrou a mesa “Governadores e a prioridade à Educação”, compartilhando experiências e desafios enfrentados em seu mandato, reforçando o compromisso do Estado com a educação de qualidade.
“No último Ideb, ficamos entre os primeiros colocados, ao lado de Goiás, no Ensino Médio, mas ainda temos muito a avançar e recuperar, principalmente no pós-pandemia. Nos últimos anos, investimos significativamente na educação em tempo integral e tenho plena confiança de que cresceremos nas próximas avaliações, pois também estamos investindo fortemente na Educação Infantil”, afirmou Casagrande.
O governador ressaltou que o Estado está construindo 266 creches, algumas já entregues aos municípios, e financiando a educação em tempo integral. “Em 2019, contínhamos com 28 escolas de tempo integral. Em 2024, chegamos a 211 unidades, abrangendo 60% das escolas. No próximo ano, atingiremos entre 70% e 75%. Nossas avaliações preliminares, realizadas anualmente, indicam um crescimento expressivo na percepção dos alunos sobre o ensino em tempo integral”, destacou.
A programação do encontro incluiu painéis temáticos que abordaram desde o balanço das ações do Ministério da Educação nos últimos dois anos até questões sobre tecnologia e a agenda da Primeira Infância, promovendo debates essenciais para superar desafios educacionais no Brasil. Também houve discussões sobre a agenda legislativa no Congresso Nacional, ressaltando a importância da cooperação entre Executivo e Legislativo na implementação de políticas educacionais.
O painel contou com a presença dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Helder Barbalho (Pará), Ratinho Júnior (Paraná), Ronaldo Caiado (Goiás), Elmano Freitas (Ceará), Paulo Dantas (Alagoas), Rafael Fonteles (Piauí) e Raquel Lyra (Pernambuco). O Todos Pela Educação é uma organização da sociedade civil dedicada à melhoria da Educação Básica no Brasil, destacando-se por reunir conhecimento e evidências que qualificam o debate sobre educação no país.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo