O Bauernmalerei é Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo

Publicado em 10/07/2021 às 11:00

Compartilhe

Bauernmalerei-patrimonio

O Bauernmalerei – A Pintura Campestre Alemã – é Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo. A Lei número 11.319 / 2021 foi promulgada no dia 29 de junho. A informação foi bastante comemorada pelos pintores que trabalham com a técnica, que está tão presente na Região Serrana.

O Projeto de Lei foi proposto pelo deputado estadual Adilson Espindula, que tem origem pomerana, em agosto de 2019. A matéria seguiu os trâmites legais, passando pelas comissões de Justiça, Cultura e Finanças, obtendo todos os pareceres favoráveis.

Na sessão do dia 1º de junho, o Projeto de Lei foi votado em plenário e aprovado por unanimidade. No último dia 30, a Lei 11.319 foi publicada no Diário Oficial do Estado, após a promulgação.  

 O Bauernmalerei foi trazido para o Espírito Santo por imigrantes germânicos. Retrata flores, pássaros, corações e outros motivos do cotidiano campestre. A principal característica dessa pintura são as pinceladas em forma de vírgulas, “S” e gotinhas. Normalmente, essas pinceladas são brancas ou claras, que trazem luminosidade ao colorido da pintura.

O Bauernmalerei é o artesanato representativo da Região Serrana do Espírito Santo. É Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano pela Lei Municipal n° 1.769, de 19/12/2016, e Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Domingos Martins, pela Lei Municipal 2.826/2017.  O Bauernmalerei está incluído na Portaria 1.007, Artigo 45.2, do Programa do Artesanato Brasileiro, de 11 de junho de 2018.

Para o deputado estadual Adilson Espindula, autor da proposta, a aprovação foi uma grande conquista. “Sabemos o quanto é importante preservar a cultura e as tradições dos povos que colonizaram o Espírito Santo. A declaração de Patrimônio Cultural é a garantia de que o Bauernmalerei – essa técnica de pintura tão característica dos descendentes germânicos – será preservado e repassado a futuras gerações”, frisa o deputado.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura de Marechal Floriano, Andrezza Mill Borgo, ressaltou que o projeto de lei tem muita importância para a cultura germânica no Estado. “Aprendemos a pintura Bauernmalerei em 2016, com o professor Rogério Brambilla, em Santa Maria de Marechal. A partir daí, vimos o quanto o Bauernmalerei cresceu e se tornou conhecido no nosso Estado. Por isso, a declaração de Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo reconhece e certifica o trabalho de preservação das nossas tradições.”

Em 2010, Domingos Martins iniciou o projeto de resgate do Bauernmalerei a partir do Curso de Lato Sensu “Educação do Campo: interculturalidade em processos educativos”, no eixo interculturalidade, buscando identificar uma expressão artística da comunidade. Posteriormente, os estudantes de Licenciatura em Artes Visuais desenvolveram projetos de extensão com oficinas para a comunidade.

Uma das precursoras do resgate do Bauernmalerei na Região Serrana é Maria Aparecida Trarbach. Ao saber da aprovação do projeto de lei, ela se emocionou: “Estou emocionada. Acho que caiu um cisquinho no olho. Agradeço muito por esse reconhecimento.” Ela já apoiou e deu aulas para muitas turmas de Bauernmalerei em Domingos Martins e Marechal Floriano.

Desde janeiro de 2015, Domingos Martins conta com o Espaço Bauernmalerei, anexo à Casa da Cultura, para a divulgação e comercialização de peças produzidas por artesãos do município. Na loja, o visitante encontra objetos decorativos, lembranças, utensílios domésticos e várias outras peças pintadas com a técnica Bauernmalerei. 

Texto e fotos: Ana Paula Mill 

Veja também

mosquito-1

Conheça algumas particularidades do mosquito Aedes aegypti

Colunas-Montanhas2_seus-direitos

Humanização das relações no ambiente de trabalho

sapateiro sumido

Após sete dias desaparecido, homem reaparece na casa de filha

WhatsApp-Image-2021-07-30-at-09.40.42

Plantio de flores será concluído hoje ao lado da antiga estação ferroviária de Marechal Floriano

WhatsApp-Image-2021-07-30-at-08.07.18

Em menos de 24 horas, Polícia Militar prende suspeito de ter matado uma mulher em Afonso Cláudio

bate-papo-mc

Merecemos a medalha de ouro? – BPM #06

WhatsApp-Image-2021-07-29-at-11.08.49

Ônibus e micro-ônibus de turismo estão proibidos na Rota do Lagarto aos finais de semana e feriados

WhatsApp-Image-2021-07-29-at-10.25.36

Família oferece R$ 200 de recompensa para quem achar cão desaparecido