O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

Publicado em 24/12/2024 às 09:30

Compartilhe

1374

Foto: Freepik

O Brasil atingiu um marco histórico no agronegócio, com a abertura de 300 novos mercados internacionais em menos de dois anos. Esse avanço consolida o país como um dos maiores protagonistas globais no setor.

O resultado, alcançado em 23 meses, foi fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 62 novos destinos foram incluídos na pauta exportadora brasileira, ampliando a diversidade de mercados e produtos oferecidos.

“Hoje celebramos uma conquista histórica para o setor agropecuário brasileiro. São 300 mercados abertos durante o terceiro mandato do presidente Lula, gerando emprego e oportunidades para nossos agricultores, pecuaristas e todos os integrantes dessa cadeia produtiva. Em 2025, continuaremos com a mesma dedicação, buscando ainda mais avanços para o agro, garantindo o crescimento do Brasil e mais oportunidades para os brasileiros”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Um dos fatores determinantes para o sucesso foi a diversificação das exportações. Além de produtos tradicionais como carnes e grãos, novos itens, como embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó, sementes, noz-pecã e derivados de reciclagem animal, como penas de aves, passaram a integrar a pauta internacional do agronegócio brasileiro.

Outro ponto de destaque foi o fortalecimento da rede de adidos agrícolas, com a criação de 11 novos postos estratégicos. Agora, o Brasil conta com 40 representantes no exterior, fundamentais para superar barreiras técnicas e promover os produtos nacionais em mercados estrangeiros.

“Este foi um ano histórico. Sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, atingimos recordes de abertura de mercados, aumentamos significativamente o número de adidos agrícolas e diversificamos a pauta exportadora do agronegócio brasileiro. Em 2025, vamos intensificar as ações de promoção comercial em parceria com a ApexBrasil e o MRE, para consolidar as oportunidades criadas e reforçar a posição do Brasil como um ator estratégico na geopolítica da paz”, destacou Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais.

Com um panorama promissor para 2025, o foco estará na continuidade da abertura de novos mercados, no fortalecimento das parcerias existentes e na ampliação das ações de promoção comercial. Esses esforços prometem contribuir para avanços significativos no volume e no valor das exportações do agronegócio brasileiro.

Fonte: MAPE

Veja também

2149079585

Estado inicia envio de doses para Campanha da Influenza nesta segunda-feira (23)

Rio-Doce_CLAUDIO-COSTA_GOVERNO-DO-ES

Espírito Santo recebe semana de debates sobre preservação do Rio Doce em Vitória

agronegócio- freepik

Brasil reforça papel estratégico na segurança alimentar global no Dia Mundial da Agricultura

milho2

Incaper fomenta produção de milho na agricultura familiar capixaba com sementes e capacitação

bicicletas elétricas presas

Contêiner com mais de 180 bicicletas elétricas é apreendido ao ser descarregado em estabelecimento sem inscrição estadual em Vitória

atendimento a mulheres

SUS realiza mutirão com 230 mil atendimentos a mulheres

forest-with-autumn-leaves

El Niño influencia outono, que terá chuvas prolongadas e frio tardio

ES recebe Painel Campo

ES recebe Painel Campo Futuro com análise de custos da produção rural em 6 municípios