Nova praga infesta cafezais no norte do Espírito Santo e sul da Bahia

Publicado em 10/03/2024 às 11:22

Compartilhe

praga-cafe

Está disponível na Biblioteca Rui Tendinha, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), folder sobre a cochonilha-branca-de-cauda, nova praga que, desde novembro tem infestado cafezais no norte do Espírito Santo e sul da Bahia.

O conteúdo tem o objetivo de difundir conhecimentos aos produtores rurais, para que aprendam a identificar e diferenciar as cochonilhas que podem surgir na planta de café, principalmente a cochonilha-da-roseta e a cochonilha-branca-de-cauda.

Pesquisador do Incaper e doutor em entomologia, Renan Queiroz, acompanha a situação das lavouras afetadas, junto de demais servidores dos Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) na região norte.

A “cochonilha-branca-de-cauda”, nome então utilizado pelo pesquisador para designar a espécie, ainda não havia surgido com grande incidência na região, como no final do ano passado até o início deste ano.

“Com os estudos sobre a praga em desenvolvimento, compartilhamos esse folder com orientações de manejo aos produtores rurais, com foco principalmente na identificação precoce. Eles vão conseguir identificar uma infestação ainda no início, o que facilita o controle”, disse Renan.

Produtores rurais, estudantes e demais interessados no tema, podem conferir o folder, disponibilizado no site da Biblioteca Rui Tendinha (BRT), neste link.

Estratégias
Além do folder lançado nesta semana, em fevereiro, logo após a identificação do surgimento da espécie, o Incaper realizou rodadas de encontros nos municípios que sofrem com a praga no conilon, como parte da estratégia de enfrentamento. Até o momento, Rio Bananal, Jaguaré, Montanha receberam a ação.

Os cafeicultores que identificarem a praga em suas propriedades podem acionar os escritórios do Incaper nos municípios para mais orientações e para que seja feito um mapeamento da ocorrência dessa cochonilha no Estado.

Fonte: Incaper

Veja também

capa

Moradores relatam quebras constantes de ônibus da Cordial em Domingos Martins

capa

Comunidade em Marechal Floriano se despede de Dona Pixula, símbolo da cultura local

84103

Março azul: Hospital Dório Silva reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal

corpo_48393_CoronelWeliton2025EllenCampanharo

Projeto de Lei propõe regulamentação para circulação de cães policiais e bombeiros no ES

WhatsApp Image 2025-03-27 at 17.06.05

Forças de Segurança deflagram Operação Estado Presente no noroeste do Estado

DP Marechal Floriano

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Marechal Floriano

{DACDEEC1-EBAB-A3C4-152A-AADDBA42B1EC}

Alfredo Chaves abriga o polo nacional de pesquisa sobre o maruim

1765

Chocolates artesanais feitos com cacau capixaba encantam turistas com o apoio do Senar-ES