Nova lei publicada nesta quinta-feira (21) institui registro único para motosserra

Publicado em 22/12/2017 às 11:13

Compartilhe

Foi publicada nesta quinta-feira (21), a Lei Estadual nº 10.792, proposta pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que revoga a “Lei da Motosserra” (Lei nº 6.027/1999). Na prática, significa que o usuário não precisará mais ter dois registros (um federal e outro estadual) para comercialização, porte e uso do equipamento.

O diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, explica que, até o momento, o usuário precisava providenciar o registro tanto junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quanto ao Idaf. “Com a nova legislação, esse processo foi revisto e agora será necessário apenas o registro federal, que, inclusive, pode ser feito on-line. Isso representa uma redução bianual de aproximadamente 10 mil processos no órgão.

Além disso, pelo Acordo de Cooperação Técnica assinado em 2016 com o Ibama e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Idaf continuará fiscalizando a regularização das motosserras. Esta é mais uma ação que faz parte do plano de gestão do Instituto, que tem como pilares centrais a modernização da legislação, a desburocratização e a otimização de processos. O objetivo é melhorar a eficiência no fluxo de processos e simplificar a vida dos produtores, sem deixar de lado a proteção dos recursos naturais”, explicou o diretor.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Motosserra

Todo proprietário de motosserra ou empreendimentos que comercializem, fabriquem ou importem o equipamento devem, obrigatoriamente, registrar-se junto ao Ibama por meio do site https://servicos.ibama.gov.br/ctf/sistema.php.

Além disso, os proprietários também precisam cadastrar seus equipamentos e emitir a licença de porte e uso (LPU), que tem validade de dois anos, pelo sistema LPU disponível no link acima. É importante estar atento para os prazos de renovação da licença.

Atualmente, são aproximadamente 10 mil equipamentos registrados no Estado. Com a disponibilidade de relatórios emitidos pelo sistema do Ibama, o trabalho técnico poderá ser redirecionado para a fiscalização, contribuindo para ampliar a quantidade de equipamentos devidamente regularizados, evitando multas e transtornos causados nos casos de apreensão do equipamentos.

Veja também

vitima

Foi preso o acusado de matar com golpes de martelo a namorada em Marechal Floriano

Card para notícia - Site (17)

Robô Alice: tecnologia a serviço da prevenção e combate às irregularidades no Espírito Santo

20241128_150447

Projeto de iniciação científica aborda saúde mental de adolescentes em escola de Vitória

Brazilian banknotes. 50 and 100 reais notes on wood. Selective focus.

O mercado financeiro estima que a inflação alcançará 5,08% neste ano

DSCN4850-1

Sistema prisional do Espírito Santo é o primeiro a compor cadastro nacional de identificação biométrica do País

Two farmers making agreement with handshake in green wheat field. Agricultural business.

Sucessão bem planejada no agronegócio garante sustentabilidade nas empresas familiares

namorada morta

Polícia procura por acusado de matar namorada espancada em Marechal Floriano

forca pela vida

Força pela Vida: fiscalização combate transporte clandestino no Aeroporto de Vitória