No contexto da Cúpula do Clima, Lula recebe autoridades para reuniões bilaterais

Publicado em 07/11/2025 às 08:42

Compartilhe

cats

Foto: Ricardo Stuckert / PR

No primeiro dia de Cúpula do Clima, em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantem reuniões bilaterais com diversos líderes, entre eles o presidente da França, Emmanuel Macron, o Príncipe de Gales, Príncipe William, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. 

O encontro do presidente brasileiro com os representantes do Reino Unido aproximou os países em torno de agendas comuns como sustentabilidade, minerais críticos, inovação e descarbonização da matriz energética. 

Ao destacar o papel do Brasil na construção de soluções energéticas de baixo carbono, foram apresentadas iniciativas conduzidas pelo Governo do Brasil para acelerar uma transição energética justa e inclusiva. Entre os temas abordados, estiveram o fortalecimento das fontes renováveis, a modernização das redes elétricas, a descarbonização de sistemas isolados e o avanço da economia do hidrogênio, áreas de interesse convergentes entre os dois países.

Já em reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron, o destaque foi a aproximação entre os dois países em agendas estratégicas como energia nuclear e minerais estratégicos.

Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas conduzidas pelo Governo do Brasil para mitigar os cortes de geração renovável e reduzir os impactos aos geradores e consumidores. Na pauta bilateral, Brasil e França trataram da ampliação da cooperação no campo da energia nuclear, considerada estratégica para a conclusão da usina Angra 3. Outro tema de destaque foi o avanço das políticas de biocombustíveis e hidrogênio de baixa emissão.

Na quarta-feira (5), o presidente Lula participou de bilaterais no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A agenda oficial previu nove encontros, sendo oito reuniões bilaterais com os presidentes do Congo, da Finlândia, do Suriname, de Comores e de Honduras, além do primeiro-ministro de Papua-Nova Guiné, do vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado da República Popular da China e da presidente da Comissão Europeia.

Em audiência com Lula, o vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang, na condição de enviado especial do presidente Xi Jinping, transmitiu o apoio do governo chinês à presidência brasileira da COP 30 e votos de pleno sucesso para a Cúpula de Belém. Lula destacou o bom momento das relações bilaterais, além das recentes visitas de Estado do presidente Xi ao Brasil, em novembro de 2024, e do presidente Lula a Pequim, em maio deste ano. 

O presidente Lula participou ainda de reuniões bilaterais com a presidente do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons, e com o primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape. A mandatária surinamesa, Geerlings-Simons, ressaltou que seu país é um dos três únicos do mundo carbono-negativos, com cerca de 90% do território coberto por florestas. Ela formalizou a adesão ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) e manifestou interesse em ampliar cooperação com o Brasil em políticas sociais e na agricultura, com destaque para o Bolsa Família e os trabalhos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O premiê James Marape afirmou que participava de uma COP pela primeira vez. Ele defendeu a inclusão da agenda de florestas no centro do debate climático e manifestou apoio ao TFFF. Também destacou o engajamento de seu país em favor do financiamento da conservação florestal e da regulamentação de mercados de carbono.

Em encontro com o presidente de Comores, Azali Assoumani, os dois mandatários trataram da agenda climática e de assuntos atinentes à relação bilateral. O presidente Assoumani enfatizou que Comores, como país insular, será diretamente afetado pela mudança do clima, em particular pela elevação do nível do mar. Mencionou, a esse respeito, que o país precisará de cooperação internacional para realocar a parcela de sua população que terá de se deslocar das zonas afetadas.

Também na quarta, o presidente Lula manteve encontro bilateral com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ocasião em que apresentou as prioridades brasileiras para a COP 30, com destaque para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e para o Compromisso de Belém pelos Biocombustíveis.

Também nesta quinta-feira (6/11), o presidente brasileiro participou da abertura da Cúpula dos Líderes e cumpriu agenda em um almoço oferecido aos Chefes de Estado e de Governo dos países integrantes do Fundo de Florestas Tropicais (TFFF), oficialmente lançado ontem. 

À tarde, haverá uma plenária com o tema ‘Clima e Natureza, Florestas e Oceanos’. Na sexta-feira (7), mais duas plenárias estão previstas. Centenas de discursos dos chefes de delegações estão agendados ao longo desse período.

Fonte: Agência Gov

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral