Nível de barragem volta ao normal, mas continua sendo monitorada em Marechal Floriano

Publicado em 18/11/2019 às 12:31

Compartilhe

Após intervenções realizadas por moradores e por equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Cesan, do Idaf, e da Prefeitura de Marechal Floriano, o nível da represa que ameaçava romper já está normalizado. O alerta de risco foi suspenso já no final da última sexta-feira (15), mas o monitoramento continua.

Nível de barragem volta ao normal mas continua sendo monitorada em Marechal Floriano 2Na manhã de ontem (17), os bombeiros De Souza e Magnago percorreram a barragem, mas concluíram que o trabalho que foi realizado foi o bastante para evitar o rompimento, o que causaria enchente em diversas ruas de Marechal Floriano. Na tarde da última quinta-feira (14), um alerta de evacuação de diversas residências dos bairros Santa Rita, Batatal e parte do Centro da cidade deixou os moradores em alerta.

Na última sexta-feira, moradores e uma equipe formada por representantes dos órgãos públicos que acompanhavam a situação instalaram canos para que a água fosse drenada da represa. O Corpo de Bombeiros divulgou uma nota de esclarecimento sobre toda a ação que foi realizada, bem como os motivos que motivaram o alerta de risco. A nota pode ser conferida, abaixo, na íntegra.

Nota de Esclarecimento do Corpo de Bombeiros

“O comando do 4° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Marechal Floriano, vem esclarecer à população do município de Marechal Floriano que está acompanhando de maneira periódica os níveis da barragem no bairro Quinta dos Lagos.

Afirmamos, ainda, que uma equipe técnica de especialistas em barragem veio ao município na última sexta-feira (15) para avaliar a situação, para que juntamente com a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros Militar fossem traçadas estratégias cabíveis naquele momento em que o nível d’água da barragem encontrava-se muito elevado.

Foi então determinado que não se poderia realizar nenhuma intervenção mais incisiva na estrutura, com o uso de maquinário pesado, tendo em vista a existência de recomendações técnicas para que não se faça manutenção ou reparos em barragem em períodos chuvosos, pois poderia haver o comprometimento do solo que circunda a barragem e, com o aumento abrupto do nível d’água, poderia fragilizar a estrutura e ocasionar o seu rompimento, colocando em risco a vida de centenas de pessoas.

Após duas reuniões realizadas no mesmo dia, o Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com a Defesa Civil Municipal, o prefeito, especialistas em barragens da Defesa Civil Estadual, técnicos do IDAF, da Polícia Militar, secretários municipais, representantes da Cesan e líderes comunitários, ficou estabelecido que a melhor solução a ser adotada naquele momento era realizar a drenagem do volume excessivo d’água.

Dessa forma, seria possível diminuir o risco de rompimento e controlar de maneira periódica o seu nível para que não extrapolasse ao recomendável para aquela barragem. Fica aqui registrado desde já, que essa drenagem não seria possível sem a presença da Cesan e o incessante apoio da população da região, que desde o início se mostrou presente e disposta a ajudar. Foi a própria comunidade quem conseguiu e instalou a tubulação para que essa drenagem na barragem fosse realizada.

Vale salientar que não é atribuição do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil realizar reparos em barragens, pois atuamos na gestão do risco e em ocorrências de diversas naturezas em tempo integral, seja em acidentes rodoviários, afogamentos, desmoronamentos, salvamentos dos mais variados e, isso tudo de maneira quase que simultânea. O Corpo de Bombeiros nunca se furtou e não se furtará de prestar o serviço da melhor maneira possível à comunidade atendida pelo 4º Batalhão, de modo que estaremos sempre à disposição e atentos”.

Veja também

Aerial view of a big fire in a city at night.

Os bombardeios israelenses ao Líbano nesta segunda-feira (14) resultaram em pelo menos 41 mortos e 124 feridos

Marcel Carone

Planos de saúde põem a vida de muitos brasileiros em risco

Mcro e Pequenas Empresas

Donos de pequenos negócios no Espírito Santo recebem incentivos para vendas de fim de ano

Mulher-Agricultura-feminina-rural-Freepik

Dia da Mulher Rural comprova o protagonismo feminino no agronegócio brasileiro

curso_pilotagem-Detran

O Detran|ES está promovendo um curso gratuito de pilotagem de motocicletas voltado exclusivamente para mulheres

horário de verão

O governo brasileiro decidirá hoje (15) sobre a possível retomada do horário de verão

karate

Atletas do Karatê de Venda Nova do Imigrante disputam campeonatos nacionais

capa

Governo estadual afirma que licitação para pavimentar estrada do Ifes Centro-Serrano será lançada