Mulheres do agro capixaba ganham destaque na 5ª edição da ESX, em Vitória

Publicado em 10/07/2025 às 13:44

Compartilhe

café

Foto: Julio Huber

O Espírito Santo vai evidenciar a força da agricultura e do empreendedorismo feminino durante a 5ª edição da ESX – Espírito Santo Innovation Experience, maior evento de inovação e empreendedorismo do Estado, que acontece de quinta-feira (10) a sábado (12), na Praça do Papa, em Vitória.

A Secretaria da Agricultura (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participam do evento com um estande em formato de cafeteria, onde serão apresentados cafés especiais e chocolates produzidos por mulheres do campo.

O espaço reunirá oito cafeicultoras de diferentes municípios – Iúna, Muniz Freire, Dores do Rio Preto, Iconha, Fundão, Colatina e São José do Calçado – além de representantes da Associação das Mulheres do Cacau. As produtoras poderão expor e comercializar seus produtos, além de compartilhar histórias de vida e superação que reforçam a presença feminina no agronegócio capixaba.

A ação integra o projeto Mulheres do Café, desenvolvido pelo Incaper em parceria com a Seag e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), no âmbito do programa estadual Inovagro. O objetivo é agregar valor à produção cafeeira, promover a igualdade de gênero e ampliar a visibilidade das mulheres que já atuam ou desejam ingressar no mercado de cafés especiais. Atualmente, 600 produtoras estão cadastradas no projeto, que pretende alcançar mil beneficiadas em três anos.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a ESX será uma oportunidade de mostrar que a inovação também nasce no campo.

    “As mulheres do café e do cacau representam não apenas a qualidade da produção capixaba, mas também a força de um agro mais inclusivo, sustentável e inovador”, destacou.

A expectativa é de que a ESX 2025 reúna cerca de 40 mil visitantes, conectando startups, empresas, universidades, governo e sociedade civil em um ambiente estratégico para negócios, parcerias e divulgação de projetos transformadores, como os promovidos pela Seag e pelo Incaper.

Inovagro

O Inovagro é um programa do Governo do Estado que incentiva a pesquisa, a extensão, o desenvolvimento social e a inovação no setor agropecuário. Realizado em parceria entre a Seag, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, e a Fapes, o programa apoia mais de 100 projetos voltados à sustentabilidade e à eficiência nas atividades agrícolas, pesqueiras e aquícolas do Espírito Santo.

Mulheres do Cacau

A Associação Mulheres do Cacau nasceu a partir do projeto homônimo, desenvolvido pelo Incaper, Seag e Fapes. A iniciativa beneficiou 100 produtoras dos municípios de Linhares, Colatina, São Roque do Canaã, Santa Teresa e Rio Bananal, oferecendo acesso a tecnologias de beneficiamento das amêndoas de cacau, com foco na melhoria da qualidade para venda industrial e processamento artesanal.

Durante a ESX, o público poderá conhecer os resultados desse trabalho por meio da participação de uma produtora de Colatina, que representará a associação no estande dedicado às mulheres do agro capixaba.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-08-19 à(s) 10.37.08_361d1d83

Escolas de Afonso Cláudio recebem o caminhão educacional da EDP

Imagem do WhatsApp de 2025-08-18 à(s) 20.43.29_98dc7381

RuralturES 2025 atrai 27 mil visitantes e movimenta R$ 4,5 milhões em Venda Nova

Chuva, neblina - Julio Huber

Previsão aponta possibilidade de chuva fraca no litoral capixaba nesta terça (19)

IMG_8324

Governo do Estado anuncia novos investimentos em Venda Nova do Imigrante  

Design sem nome (18)

Himaba recebe doação de mais de 13 mil fraldas de pais agradecidos por tratamento que salvou a vida do filho

7481057

Espírito Santo começa ano-safra 2025 com crescimento nas aplicações de crédito rural

0g0a1602

EUA querem impor solução constitucionalmente impossível para o Brasil

HQF_1808

Governo cria política de enfrentamento a desastres e libera verba para prevenção