Mulheres do agro capixaba ganham destaque na 5ª edição da ESX, em Vitória
Publicado em 10/07/2025 às 13:44

Foto: Julio Huber
O Espírito Santo vai evidenciar a força da agricultura e do empreendedorismo feminino durante a 5ª edição da ESX – Espírito Santo Innovation Experience, maior evento de inovação e empreendedorismo do Estado, que acontece de quinta-feira (10) a sábado (12), na Praça do Papa, em Vitória.
A Secretaria da Agricultura (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participam do evento com um estande em formato de cafeteria, onde serão apresentados cafés especiais e chocolates produzidos por mulheres do campo.
O espaço reunirá oito cafeicultoras de diferentes municípios – Iúna, Muniz Freire, Dores do Rio Preto, Iconha, Fundão, Colatina e São José do Calçado – além de representantes da Associação das Mulheres do Cacau. As produtoras poderão expor e comercializar seus produtos, além de compartilhar histórias de vida e superação que reforçam a presença feminina no agronegócio capixaba.
A ação integra o projeto Mulheres do Café, desenvolvido pelo Incaper em parceria com a Seag e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), no âmbito do programa estadual Inovagro. O objetivo é agregar valor à produção cafeeira, promover a igualdade de gênero e ampliar a visibilidade das mulheres que já atuam ou desejam ingressar no mercado de cafés especiais. Atualmente, 600 produtoras estão cadastradas no projeto, que pretende alcançar mil beneficiadas em três anos.
Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a ESX será uma oportunidade de mostrar que a inovação também nasce no campo.
“As mulheres do café e do cacau representam não apenas a qualidade da produção capixaba, mas também a força de um agro mais inclusivo, sustentável e inovador”, destacou.
A expectativa é de que a ESX 2025 reúna cerca de 40 mil visitantes, conectando startups, empresas, universidades, governo e sociedade civil em um ambiente estratégico para negócios, parcerias e divulgação de projetos transformadores, como os promovidos pela Seag e pelo Incaper.
Inovagro
O Inovagro é um programa do Governo do Estado que incentiva a pesquisa, a extensão, o desenvolvimento social e a inovação no setor agropecuário. Realizado em parceria entre a Seag, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, e a Fapes, o programa apoia mais de 100 projetos voltados à sustentabilidade e à eficiência nas atividades agrícolas, pesqueiras e aquícolas do Espírito Santo.
Mulheres do Cacau
A Associação Mulheres do Cacau nasceu a partir do projeto homônimo, desenvolvido pelo Incaper, Seag e Fapes. A iniciativa beneficiou 100 produtoras dos municípios de Linhares, Colatina, São Roque do Canaã, Santa Teresa e Rio Bananal, oferecendo acesso a tecnologias de beneficiamento das amêndoas de cacau, com foco na melhoria da qualidade para venda industrial e processamento artesanal.
Durante a ESX, o público poderá conhecer os resultados desse trabalho por meio da participação de uma produtora de Colatina, que representará a associação no estande dedicado às mulheres do agro capixaba.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag