Gastronomia
Muita sacanagem!
Publicado em 16/10/2025 às 15:27

Aniversário de 70 anos de minha esposa, os filhos resolvem prestar uma justa homenagem a ela e promover uma festinha para a família e os amigos mais próximos. Escolheram o tema “década de 1970”, então os convidados deveriam comparecer vestidos com roupas daquela época e as comidinhas e bebidas também deveriam ser as que faziam sucesso naquele tempo!

Eu me lembrei das festinhas “arrasta-pé” que participava e onde eram preparados e servidos os drinques famosos: “Cuba libre” (rum e Coca-cola) e “Hi-fi” (vodka com Fanta laranja). E o petisco mais característico era conhecido como “Sacanagem”, espetinhos com uma rodela de salsicha, um cubinho de queijo e uma azeitona sem caroço, devidamente espetados num repolho cru, para ficar fácil de deixar sobre um prato ou bandeja em cima da mesa e facilitar a vida dos comensais! Havia, ainda, outras versões, com cubinhos de presunto, com uvas frescas, cubinhos de melancia ou o que a criatividade permitisse.
Eu me incumbi de preparar a “sacanagem”. Comprei um quilo de salsichas, cortei-as em rodelas de 1 cm de espessura, mais ou menos, um pedaço de, aproximadamente, 1 quilo de queijo muçarela, o qual cortei em cubinhos de 1 x 1 x 1 cm, dois sachês de azeitonas verdes sem caroço, 220 g cada, e um repolho, que pesou quase 2,5 kg!
Acho que a “sacanagem” é assim chamada porque não há uma regra para criar os espetinhos, com palitos próprios para petiscos: um começa com o queijo, outro com a azeitona, outro com a salsicha, e por aí vai! Com esta quantidade de material consegui montar uns 120 espetinhos que, com jeitinho, foram devidamente espetados no repolho!
Na festa fez sucesso, junto com os drinques que eu também preparava na hora, além dos salgadinhos, quiches, docinhos e um delicioso bolo!
Aliás, a festa toda foi um sucesso! Todos aproveitaram bastante e a aniversariante, bem como todos participantes, ficamos muito felizes!