MPES recebe família Zé Gotinha e reforça a importância da campanha pela vacinação contra a Covid-19

Publicado em 19/02/2023 às 11:14

Compartilhe

MPES-recebe-familia-Ze-Gotinha-e-reforca-a-importancia-da-campanha-pela-vacinacao-contra-a-Covid-19

Com o objetivo de incentivar e reforçar a campanha pela vacinação contra a Covid-19, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) recebeu na sexta-feira (17/02) a “Família Zé Gotinha”. Os personagens estiveram no gabinete da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, e posaram para fotos ao lado de membras, membros e servidores do Ministério Público na fachada da Procuradoria-Geral de Justiça, sede da instituição.

Veja as fotos da visita.

A Campanha Nacional de Vacinação para o reforço com doses bivalente da Pfizer começa no dia 27 de fevereiro, conforme Nota Técnica Sesa nº 05/2023, sendo facultado aos municípios iniciarem as ações nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) tão logo recebam os imunizantes. As vacinas estão sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e a previsão é de que o Estado receba um total de 353.686 doses para a primeira fase da campanha.

Assim, para salientar a importância da vacinação, estiveram no MPES o Zé Gotinha, Maria Gotinha (esposa), Gotinha Jr. (filho) e Mariazinha Gotinha (filha). Bastante conhecido no país desde a segunda metade da década de 1980, o personagem ganhou familiares em 2021, durante a campanha de vacinação contra a Covid-19.

O convite para a “Família Zé Gotinha” ir até a sede do MPES foi do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Caope) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça. Os três Centros de Apoio atuam em conjunto, de forma estratégica, para ampliar o percentual de crianças e adolescentes vacinados no território capixaba.

Participação

Além da procuradora-geral de Justiça, acompanharam a visita as dirigentes do Caops, promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, do Caope, procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, e do CAIJ, promotora de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais, o coordenador do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), procurador de Justiça Cezar Ramaldes da Cunha Santos, e a equipe técnica do Caops.

Também participaram do encontro o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Cardoso, e a equipe técnica do setor.

As ações do MPES em prol da vacinação infantil constam no Planejamento Estratégico da instituição e estão alinhadas com o objetivo de “garantir o acesso da população a serviços eficientes de atenção à saúde”. Também estão previstas no Plano Geral de Atuação ministerial, com a diretriz “Adequação da rede de atenção materno-infantil”.

Campanha

O Governo capixaba já recebeu 129 mil doses da vacina bivalente contra a Covid-19, segundo informações da Secretaria da Saúde (Sesa). Para esta campanha, foram elencados grupos prioritários que receberão as doses bivalentes seguindo o calendário definido pelo Ministério da Saúde.

A campanha será feita em cinco fases, contemplando os grupos de pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; indígenas (a partir de 12 anos); ribeirinhos (a partir de 12 anos); e quilombolas (a partir de 12 anos); pessoas de 60 a 69 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade (a partir de 18 anos); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Veja também

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem

geral-16-04-freepik

Participantes do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção no Enem

geral-15-04-ft-div-gov-es-1

Regional de Domingos Martins abre Jogos Escolares do Espírito Santo

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

Todos somos seres humanos