Moradores fazem curso para deixar comunidade mais bonita em Marechal

Publicado em 02/09/2017 às 17:47

Compartilhe

Moradores da Vila dos Ipês, em Santa Maria de Marechal Floriano, se mobilizaram, participaram de um curso de capacitação e botaram a mão na massa para deixar o lugar mais bonito. A pracinha, o ponto de ônibus e outros locais da vila ganharam uma nova roupagem com as técnicas de paisagismo aprendidas durante um curso de jardinagem oferecido à comunidade.

Os alunos do curso receberam mudas de plantas específicas para serem colocadas nos canteiros da pracinha e em outros locais da vila. O curso foi oferecido pelo Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES. Algumas mudas foram adquiridas pela Secretaria Municipal Obras e também doadas por particulares.

Para a lavradora Vanderleia Aparecida Dias, que participou do curso, o aprendizado foi muito positivo. “Aprendemos a plantar de verdade, com as técnicas adequadas para deixar tudo bonito. O buraco, que antes chamávamos de cova, se chama berço, por exemplo. Quero aplicar a jardinagem em meu quintal e cultivar plantas e flores”, disse.

Comunidade pode solicitar cursos

Moradores fazem curso para deixar comunidade mais bonita em Marechal 2As comunidades interessadas em cursarem algum tipo de capacitação devem se organizar e procurar o Sindicato Rural, pelo telefone: (27) 3268-1396, ou diretamente com a mobilizadora de treinamentos, Priscila Alves da Silva, pelo telefone: (27) 99827-1245. Maria Aparecida Rodrigues foi uma moradora que solicitou o curso de jardinagem na Vila dos Ipês.

“Nossa comunidade é pequena e queremos organizá-la, deixá-la mais bonita, além de juntar as pessoas. Agora já vemos o resultado no quintal das pessoas que participaram e no paisagismo da Vila. Isso é maravilhoso”, salienta Maria Aparecida.

Moradores fazem curso para deixar comunidade mais bonita em Marechal 3 O secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, destaca que a Prefeitura também pode receber as demandas para ajudar a viabilizar os cursos nas comunidades, visando capacitar os moradores e melhorar a qualidade de vida de toda a cidade.

“Todos os dias recebemos demandas e pessoas interessadas em cursos de capacitação e isso é muito positivo. O ideal é que a comunidade se organize, nos procure com um número de pessoas considerável”, disse o secretário. Com a demanda, o Sindicato Rural poderá ofertar o curso em parceria com o Senar.

O presidente do Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, Flávio Wruck, destacou a importância de pacerias para que esses cursos sejam realizados. “Temos que envolver as comunidades para contribuir com o embelezamento das cidades por meio desses cursos. É preciso ser feito um trabalho de parceria. Precisamos contribuir com o desenvolvimento das regiões, com o trabalho, com o aumento de renda e até com o turismo, tornando as comunidades mais bonitas”, afirmou Flávio.

O curso na Vila dos Ipês aconteceu entre os dias 14 e 18, das 08h às 17h, e foi ministrado pela instrutora Janilda dos Santos.

Veja também

combate crimes ambientais

Operação combate crimes ambientais no entorno do Parque Estadual de Itaúnas

cafezal

Produção de café em 2024 é impactada pelo clima e totaliza 54,2 milhões de sacas

sedu inicia segunda chamada

Sedu inicia chamamento dos alunos da lista de suplência em escolas com vagas disponíveis

_d6a0218

Delegação da ONU acompanha preparativos para a COP30 em Belém

40847960702_c806f0c561_k-1

Governo do Estado inicia restauração das pinturas da Igreja Matriz de Castelo

9C638202-0D4E-4E25-9D6A-DD58AC9ADCAD-555-0000003FF49F06AF

Secti anuncia os primeiros editais do Programa Qualificar ES para 2025

{6DBA735D-CDA3-CDAA-DECB-BD12AC361A45}

Prefeitura de Alfredo Chaves concede auxílio-transporte para estudantes do município

45_donald_trump-1024x1024 White House

Trump: América Latina depende mais dos EUA do que o contrário