Moradores de Araguaya mantêm tradição italiana do Bom Princípio

Publicado em 01/01/2022 às 12:45

Compartilhe

Moradores-de-Araguaya-mantem-tradicao-italiana-do-Bom-Principio

Texto e Foto: Roberly Pereira

Marechal Floriano

“Bom Princípio de Ano Novo”. Esta é a denominação do encontro das crianças moradoras no distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, com famílias daquela localidade, onde ainda prevalecem fortes os costumes da imigração italiana, como acontece no dia de hoje (1⁰), desde o início da manhã.

A apresentação da criançada pelas vias públicas parando de casa em casa, consiste em uma caminhada pelas ruas do distrito, sempre acompanhadas e protegidas pelos pais para receber os presentinhos em todas as residências. As doações são espontâneas e não obrigatórias, mas a grande maioria dos moradores colabora.

Na chegada às residências, a meninada bate palmas e são sempre recebidas de imediato com muito carinho pelos moradores que já estão com as sacolas contendo balas, biscoitos e docinhos prontas para serem doadas aos meninos e meninas que percorrem todas as ruas e aparentemente não apresentam sinais de cansaço ou fadiga.

De acordo com o morador Tarcísio Borgo, o ato de as crianças serem recebidas pelos moradores em suas residências é simplesmente emocionante e o que percebe são muitas cenas de carinho e eternos agradecimentos. “Bom Princípio de Ano Novo já dura mais de 80 anos e foi trazido para cá pelos nossos ancestrais e será garantida a permanência com o acompanhamento dos pais ou responsáveis”, afirma emocionado Borgo.

Outra pessoa que admira o ato, considerado como bastante carinhoso pelas duas partes – adultos e crianças – do distrito de Araguaya, é o empresário Ademir Dadalto. “Vim morar neste lugar maravilhoso porque atos como estes que aqui acontecem somente engrandecem os convívios familiares e isso na atualidade é altamente interessante para todos”, comenta.

Para outro morador, Antônio Malini, a realização do “Bom Princípio de Ano Novo” é uma mostra da fidelidade familiar que gera um fortalecimento da amizade e do respeito entre todos os moradores de Araguaya. “Convivemos com essa situação maravilhosa durante toda a nossa existência e cremos fielmente que jamais terá fim esse projeto de formação amigável e, sobretudo respeitoso, que fortalece a cultura italiana”.

Veja também

Morador-de-Afonso-Claudio-e-um-dos-mortos-no-acidente-ocorrido-na-BR-262-1

Morador de Afonso Cláudio é um dos mortos no acidente ocorrido na BR-262

Londres-rainha-Elizabeth-aparece-de-surpresa-em-inauguracao-de-metro

Londres: rainha Elizabeth aparece de surpresa em inauguração de metrô

Homem-e-preso-acusado-de-matar-o-cunhado-em-Brejetuba

Homem é preso acusado de matar o cunhado em Brejetuba

acidente-2-1

Mais um acidente na BR-262 envolvendo dois carros deixa uma mulher ferida

lula

PT e PSD negociam chapa em Minas Gerais para possível aliança nacional

Servidores-publicos-sao-qualificados-sobre-nova-Lei-de-Licitacoes

Servidores públicos são qualificados sobre nova Lei de Licitações

Carreta-tomba-na-Serra-do-Guandu-em-Afonso-Claudio-e-por-milagre-ocupantes-nao-se-ferem

Carreta tomba na Serra do Guandu em Afonso Cláudio e por milagre ocupantes não se ferem

Concluida-a-instalacao-da-nova-rede-de-agua-na-mais-longa-via-publica-de-Marechal-Floriano-1

Concluída a instalação da nova rede de água na mais longa via pública de Marechal Floriano