Moradores das montanhas capixabas estão entre os invasores do Congresso Nacional em Brasília

Publicado em 09/01/2023 às 17:52

Compartilhe

Invasão no Congresso(2)

Texto: Julio Huber /  Foto: Afonso Ferreira/TV Globo

Diversos moradores do Espírito Santo, entre eles de Venda Nova do Imigrante, estão entre as pessoas que invadiram prédios públicos em Brasília, na tarde de ontem (08), quando o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto foram destruídos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os capixabas foram a Brasília em ônibus fretados do Espírito Santo, e a maioria estava acampada em frente ao Exército, até o momento da invasão e destruição dos prédios onde ficam os órgãos públicos federais na Praça dos Três Poderes,

Diversos capixabas foram identificados por meio de vídeos, gravados por eles mesmos e publicados em suas redes sociais. Um deles é Marcos Alexandre Mataveli de Morais, que é ex-vice-prefeito de Pancas e estaria entre os presos. Conforme noticiou a jornalista Fabiana Tostes, da coluna De Olho no Poder, do Folha Vitória, pelo menos seis ônibus saíram do Espírito Santo levando os bolsonaristas que invadiram e realizaram uma quebradeira em Brasília.

De Venda Nova do Imigrante, um dos invasores gravou um vídeo, sentado na mesa diretora do Senado Federal. Com uma Bíblia na mão, ele falou que Jair Bolsonaro irá voltar a presidir o Brasil. Outro empresário do mesmo município também gravou um vídeo em frente ao STF, mostrando os vidros sendo quebrados ao fundo.

Em outros vídeos é possível ver capixabas feridos. Um morador de Itapemirim mostrou que estava com uma bala de borracha cravada na panturrilha. Um ex-policial militar capixaba mostrou um ferimento no rosto, segundo ele feito por um tiro com bala de borracha.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou, nesta segunda-feira (9), um e-mail para receber denúncias e informações sobre os terroristas que praticaram os atos de vandalismo. As informações podem ser enviadas para denuncia@mj.gov.br.

Veja também

Revitalização de estrada fortalece agro em Conceição do Castelo-0

Revitalização de via rural beneficia o setor agropecuário em Conceição do Castelo

d2e146ac-de9e-4549-a23c-b9e9fb6a5350

Brasil retoma produção nacional de insulina após mais de 20 anos

57e4d37e-029e-40eb-a443-efae0b39d6c3

Contaminação em ração causa a morte de 245 cavalos em quatro estados

{33CA4D14-6A8E-AB12-7C24-DD7BE8BDEBAC}

Colheita de morangos vira roteiro de lazer em Alfredo Chaves

melão-freepik

Pesquisadores do Incaper participam de obra técnica sobre cultivo do melão

coluna-vida-saudavel

Aumento preocupante dos casos de transtornos mentais nos últimos anos

motos apreendidas

Polícia Militar apreende 36 motos adulteradas em Marechal Floriano e Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2025-07-13 à(s) 10.15.53_dc4afd8a

Domingos Martins terá oficina inédita de pintura Bauernmalerei