Morador de Domingos Martins ajuda a preservar a memória ferroviária do país

Publicado em 02/08/2022 às 15:47

Compartilhe

Morador-de-Domingos-Martins-ajuda-a-preservar-a-memoria-ferroviaria-do-pais

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferreomodelismo, afinal, o trem elétrico é uma excelente opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo. É um hobby saudável, que ajuda neste momento tão delicado de pandemia pelo qual todos estão passando.

Em Domingos Martins, o músico Eden Schwambach Junior, 53 anos, está neste hobby desde 1999. “Na época havia apenas dois locais em Vitória onde se vendia caixas básicas da Frateschi e alguns poucos itens. Meu filho tinha acabado de nascer e pensei que gostaria de brincar quanto tivesse uns três anos. Porém, naquele tempo, até montar a primeira maquete com os traçados básicos e também ir descobrindo que não se tratava de brincadeira e, sim, de um lindo e fantástico hobby, fui montando aos poucos uma maquete, sempre com ele por perto observando”, contou.

Segundo Eden, foi uma forma de pai e filho sempre estarem juntos. “Foi maravilhoso vê-lo crescer e curtir junto comigo a primeira maquete. E sei que ele continuará a curtir comigo por toda a vida, é maravilhoso pôr os trens para rodar e fazer as manutenções mais simples como lubrificar as locomotivas”, afirma. A Frateschi é a única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Depois de deixar o hobby parado por um tempo, veio a pandemia, e em casa novamente, Eden sentiu vontade de rodar os trens. “Voltei a comprar alguns produtos, em lojas especializadas, e já possuo mais de 100 vagões e umas 10 locomotivas. Também curto e compro algumas customizações de amigos que conheci em grupos de ferreomodelismo. Atualmente, estou completando a coleção com várias composições, algumas mistas e outras de trens de carga e passageiros da Vale. Diariamente, estou conferindo e apreciando vagões e locomotivas ainda nas caixas, aguardando a montagem de trilhos. Pretendo iniciar uma nova maquete mais ampla nos próximos meses”, explica Schwambach. “Recomendo a todos, sem taxar idades, pois o mundo ferreomodelista cativa, ensina e alivia a alma”, conclui. 

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias praticamente deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferreomodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, diz Lucas Frateschi, diretor da empresa de trens elétricos.

Segundo ele, em tempos como estes, em que as famílias têm ficado em casa, é preciso arrumar algum hobby para distrair a mente. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Fonte: F2 Assessoria de Imprensa

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial