Monumento Natural Frade e a Freira denomina nova rota turística

Publicado em 19/04/2021 às 11:50

Compartilhe

O Monumento Natural O Frade e a Freira, a partir desta sexta-feira (16,) passa a denominar um novo produto turístico do Espírito Santo, a Rota Frade e a Freira. A lei sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, fortalece a região atraindo para o local mais visitantes e também novos negócios.

A rota contempla os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, cidades que estão inseridas nas regiões turísticas Montanhas Capixabas, Costa, Imigração e Vales e do Café.

O local é considerado um cartão postal do Espírito Santo e atrai muitas pessoas que procuram a região para a contemplação da natureza e a prática de escalada esportiva.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, destaca o potencial da região e a importância desta rota para o incremento da economia local. “O atrativo natural como ponto focal de uma rota turística estimula o investimento na região de empreendedores da hotelaria, por exemplo, fortalecendo a economia local e trazendo para nosso Estado um maior fluxo turístico, assim que os índices de transmissão do Covid -19 permitirem”, enfatiza Lenise Loureiro.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, Fernanda Merchid Martins, afirma que a iniciativa é importante, porque proporciona o fortalecimento e o aumento das oportunidades para empreendedores do turismo do município, ampliando o interesse em investimento e beneficiamento de atividades turísticas, além de promover a cooperação entre os municípios contemplados. “O monumento do Frade e a Freira já recebe um fluxo significativo de turistas, e com a legalização, ganha-se mais consistência e consolidação desse movimento”, destaca a secretária, enfatizando que as tendências previstas pós-pandemia apontam pela busca por espaços naturais.

Unidade de Conservação

A Unidade de Conservação Monumento Natural Frade e a Freira foi criada por ser um marco paisagístico e histórico do Espírito Santo. Declarada como Patrimônio Natural Cultural, a unidade apresenta um conjunto granítico de 683 metros de altitude com uma silhueta que lembra o perfil de um frade e uma freira.

Segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), o Monumento Natural o Frade e a Freira é composto por áreas particulares e, por isso, qualquer visita ao atrativo nestas áreas deve ser informada aos proprietários. Informa ainda que, atualmente, está aberto ao público o mirante natural em elevação rochosa, do alto do “ombro” do Frade, acessível por estrada de terra, a partir da BR-101.

Veja também

© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Rio de Janeiro distribui 348,6 mil doses da vacina da Pfizer

97954

App Itaú oferece recarga de Bilhete Único em São Paulo

97952

Banco Central revisa expectativa de inflação para 2022 e ultrapassa a meta

© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Vacinação covid-19: Rio de Janeiro distribui doses da Pfizer hoje

Saúde disponibiliza vacina contra meningite para crianças de até dez anos ainda não vacinadas em todo Estado

97946

Geração de empregos é um dos objetivos de plataforma de investimentos em turismo

97944

Crédito consignado pelo INSS ficará mais restrito; entenda

97942

Operação retira quatro funcionários presos em mina da Vale no Canadá