Monumento em homenagens às vítimas do grupo Bergfreunde é inaugurado na Praça de Domingos Martins

Publicado em 22/10/2021 às 21:06

Compartilhe

grupo-de-danca-001

Texto e Foto: Sidney Dalvi

Domingos Martins

Diante de muita emoção, foi inaugurado nessa quinta-feira (21), o monumento que busca homenagear as vítimas do acidente com o grupo Bergfreunde e também todos aqueles que fazem parte de grupos de danças folclóricas no município. A obra foi instalada na Praça Dr. Arthur Gerhardt, a mais famosa de Domingos Martins.

O monumento foi construído pelo artista Hipólito Alves e custeado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A obra de arte é fruto de um pedido das mães das vítimas do trágico acidente que, em 2017, tirou 11 vidas. O acidente aconteceu na BR 101, em Mimoso do Sul. O grupo folclórico voltava de uma apresentação em Juiz de Fora, Minas Gerais, quando uma carreta que transportava placas de granito chocou-se contra o micro-ônibus onde eles estavam.

A obra retrata um casal de dançarinos vestidos com roupas típicas dos grupos folclóricos do município. Ela pesa 500 quilos, é feita de liga de minério e calcita e demorou 120 dias para ser finalizada. O monumento também possui uma placa onde, em volta dela, foram colocadas 11 estrelas com as fotos e nomes das vítimas do acidente: Aloisio, Fabiana, Gabriel, José Ronaldo, Karinny, Luiz Fabiano, Marilia, Nandeiara, Pedro Lucas, Suzana e Vanderli. Durante a cerimônia de inauguração, os sobreviventes do acidente também foram homenageados.

A gerente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Dulciele Stein Suela, iniciou a cerimônia, lendo uma mensagem em nome da Secretaria e da Prefeitura. “Hoje nossa homenagem vai para estes 11 jovens, que levavam nossa cultura e o nome do nosso município ao redor do mundo. Hoje são 11 estrelas que brilham no céu e que, com certeza, neste momento estão muito felizes ao se sentirem lembrados e homenageados, e terem seus nomes marcados para sempre na história de nosso município”.

O coronel da Polícia Militar, Marcelo Muniz, realizou um momento de oração. “Esse monumento é um testemunho de cultura, de paz, de amor, de alegria, de satisfação e honra de representar uma terra, uma cultura, uma cidade e em todo lugar por onde se apresentavam. Em segundo lugar, este não é um monumento que fala de morte, apesar da falta e da saudade. Esse é um monumento de vida”.

Duas mães de vítimas ofereceram ao Prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, uma placa de agradecimento. “As nossas estrelas levavam a cultura do nosso município para vários lugares enquanto estavam na Terra. Esse monumento é apenas uma homenagem por tudo o que eles fizeram.”, disse o prefeito.

“Nossas estrelinhas brilharão para sempre”

Essa foi a frase dita por várias mães após o monumento ter sido inaugurado. Elas, além de parentes das vítimas se aproximaram da estátua e colocaram suas mãos nas estrelas que representavam seus entes queridos que se foram, e lá permaneceram por um longo momento.

Uma das mães das vítimas, Anelize Saar, em entrevista ao Portal Montanhas Capixabas, falou um pouco sobre o seu sentimento que, de agora em diante, toda vez que passar pela pracinha de Domingos Martins, vai poder visualizar a homenagem. “Esse monumento representa lembrança, reconhecimento e homenagem, pois é o que eles merecem depois de tudo o que fizeram, e por toda a paixão que eles tinham pelo o que faziam.”

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMDM

Veja também

© Marcos Oliveira/Agência Senado

Senado aprova novas regras para emendas de relator

© Reuteres/Sergio Moraes/Direitos reservados

Comitê recomenda que réveillon no Rio de Janeiro seja mantido

© Bruno Corsino/ACG/Direitos Reservados

Atlético-GO derrota Bahia e se afasta do Z4 do Brasileiro

© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

SP usará vacina da Pfizer como segunda dose em quem recebeu a Janssen

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Covid-19: Brasil tem 22 milhões de casos e 614,3 mil mortes

© Guilherme Mansueto/Magnus Futsal/Direitos Reservados

LNF: Magnus supera Foz Cataratas e vai à final pelo 3º ano seguido

Café em Itarana

Polícia Militar recupera carga de café roubada em Itarana

© Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Câmara aprova medidas de transparência e teto para orçamento secreto