Monumento em homenagens às vítimas do grupo Bergfreunde é inaugurado na Praça de Domingos Martins
Publicado em 22/10/2021 às 21:06

Texto e Foto: Sidney Dalvi
Domingos Martins

Diante de muita emoção, foi inaugurado nessa quinta-feira (21), o monumento que busca homenagear as vítimas do acidente com o grupo Bergfreunde e também todos aqueles que fazem parte de grupos de danças folclóricas no município. A obra foi instalada na Praça Dr. Arthur Gerhardt, a mais famosa de Domingos Martins.
O monumento foi construído pelo artista Hipólito Alves e custeado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A obra de arte é fruto de um pedido das mães das vítimas do trágico acidente que, em 2017, tirou 11 vidas. O acidente aconteceu na BR 101, em Mimoso do Sul. O grupo folclórico voltava de uma apresentação em Juiz de Fora, Minas Gerais, quando uma carreta que transportava placas de granito chocou-se contra o micro-ônibus onde eles estavam.
A obra retrata um casal de dançarinos vestidos com roupas típicas dos grupos folclóricos do município. Ela pesa 500 quilos, é feita de liga de minério e calcita e demorou 120 dias para ser finalizada. O monumento também possui uma placa onde, em volta dela, foram colocadas 11 estrelas com as fotos e nomes das vítimas do acidente: Aloisio, Fabiana, Gabriel, José Ronaldo, Karinny, Luiz Fabiano, Marilia, Nandeiara, Pedro Lucas, Suzana e Vanderli. Durante a cerimônia de inauguração, os sobreviventes do acidente também foram homenageados.

A gerente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Dulciele Stein Suela, iniciou a cerimônia, lendo uma mensagem em nome da Secretaria e da Prefeitura. “Hoje nossa homenagem vai para estes 11 jovens, que levavam nossa cultura e o nome do nosso município ao redor do mundo. Hoje são 11 estrelas que brilham no céu e que, com certeza, neste momento estão muito felizes ao se sentirem lembrados e homenageados, e terem seus nomes marcados para sempre na história de nosso município”.
O coronel da Polícia Militar, Marcelo Muniz, realizou um momento de oração. “Esse monumento é um testemunho de cultura, de paz, de amor, de alegria, de satisfação e honra de representar uma terra, uma cultura, uma cidade e em todo lugar por onde se apresentavam. Em segundo lugar, este não é um monumento que fala de morte, apesar da falta e da saudade. Esse é um monumento de vida”.
Duas mães de vítimas ofereceram ao Prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, uma placa de agradecimento. “As nossas estrelas levavam a cultura do nosso município para vários lugares enquanto estavam na Terra. Esse monumento é apenas uma homenagem por tudo o que eles fizeram.”, disse o prefeito.

“Nossas estrelinhas brilharão para sempre”
Essa foi a frase dita por várias mães após o monumento ter sido inaugurado. Elas, além de parentes das vítimas se aproximaram da estátua e colocaram suas mãos nas estrelas que representavam seus entes queridos que se foram, e lá permaneceram por um longo momento.
Uma das mães das vítimas, Anelize Saar, em entrevista ao Portal Montanhas Capixabas, falou um pouco sobre o seu sentimento que, de agora em diante, toda vez que passar pela pracinha de Domingos Martins, vai poder visualizar a homenagem. “Esse monumento representa lembrança, reconhecimento e homenagem, pois é o que eles merecem depois de tudo o que fizeram, e por toda a paixão que eles tinham pelo o que faziam.”
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMDM

Governo do ES premia 30 projetos de prevenção às drogas nas escolas por meio do Edital da Rede Abraço 2025

Pesquisa capixaba ajuda produtores de abacaxi a controlar floração e colher na época de melhor preço

Detran|ES passa a aceitar assinatura digital na transferência de veículos e dispensa firma reconhecida
Veja também

Governo do ES premia 30 projetos de prevenção às drogas nas escolas por meio do Edital da Rede Abraço 2025
