Monte das Três Cruzes e parada obrigatória da Rota do Vale do Inhame

Publicado em 16/04/2023 às 13:05

Compartilhe

Monte-das-Tres-Cruzes-e-parada-obrigatoria-da-Rota-do-Vale-do-Inhame

Texto e fotos: Cicero Modolo

A região de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, se destaca pela produção de inhame e de uva de mesa e para a fabricação de vinhos. Quem vai para a localidade pela BR-262, o acesso é pela comunidade de Victor Hugo, em Marechal Floriano. Essa estrada também leva à Matilde e para outras comunidades de Alfredo Chaves.

Seguindo rumo a Carolina, na direção esquerda, próximo ao acesso de Córrego Fortuna, está situada a parada com uma das paisagens mais bonitas da Rota do Vale do Inhame. É nesse local que há o acesso ao Monte das Três Cruzes. Se o tempo estiver bom, caminhar até o Monte e um convite para a contemplação do visual espetacular.

ROTA – São Bento de Urânia é uma comunidade amigável com os visitantes e colonizada predominantemente por imigrantes italianos. A região tem grande oferta de sítios e vinícolas que recebe a maioria dos turistas em viagem à região.

Quem visita a Rota do Vale do Inhame precisa estar preparado para a inconstante previsão do tempo. Faça chuva ou faça sol (muitas vezes, no mesmo dia), não deixe de percorrer o Monte das Três Cruzes, conhecer um pouco da sua história e saber mais sobre como localidade cresceu, visitando memoriais que homenageiam os imigrantes italianos.

O Monte das Três Cruzes é um local de meditação, paz, contemplação e história. Uma “picada” é o caminho onde passaram os primeiros imigrantes em 1884, terra dos índios Puris, e onde passaram jesuítas e bandeirantes em busca de ouro nas cabeceiras do Rio Benevente.

MISTÉRIOS – A caminhada é feita, em média, em uma hora e 40 minutos. Um mistério é o muro de pedras na picada que dá acesso ao local. Foi construído por quem? Será pelo diretor Joaquim Adolfo Pinto Pacca e sua equipe que denominou a localidade de Urânia em 1884 – Ele era amigo de D. Pedro II – e que também pode ter tido mão de obra escrava (índios ou negros), ou foram os imigrantes italianos que construíram o muro para proteção da picada em meio ao alto penhasco? Essa é uma dúvida que ainda não foi respondida.

Outro mistério na caminhada até o Monte das Três Cruzes é uma nascente de água potável para saciar a sede dos caminhantes. O acesso fica a 1.100 metros de altitude. Segundo os moradores da localidade, a água é benta.

Veja também

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados

fungo-controlador

Estudo explica como um fungo pode controlar a principal praga que afeta o cultivo de milho

aedes-aegypti

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

saude-23-02-PMDM

Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam a Domingos Martins

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

O poder da comunicação ao promover a inclusão social