TURISMO

Montanhas capixabas saem na frente na retomada do turismo capixaba

Publicado em 15/09/2020 às 12:55

Compartilhe

O setor de turismo já está retomando as atividades. No Espírito Santo, a região de montanhas saiu na frente. Os empreendimentos seguem os devidos cuidados necessários, cumprindo alguns protocolos importantes estabelecidos pelos órgãos de saúde. Inclusive foi criado um selo que atesta que os empreendimentos estão cumprindo com as recomendações necessárias para evitar a contaminação pelo coronavírus (Covid-19).

Quem trabalha no segmento do turismo está otimista de que o setor será um dos mais importantes na retomada da economia brasileira. Dentro da cadeia produtiva do turismo há inúmeras atividades profissionais e econômicas que, com seu crescimento, puxará outros setores.

Montanhas capixabas saem na frente na retomada do turismo capixabaNa visão do empresário Valdeir Nunes, o “China”, idealizador, construtor e administrador do Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, que também é presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, o setor de turismo, em especial nas montanhas capixabas, está caminhando bem.

“Eu já dizia desde o início da pandemia que nossas montanhas iriam sair na frente, pois estamos em vantagem em relação a outras regiões do Espírito Santo e até mesmo do Brasil. Temos uma rede hoteleira que não deixa a desejar aos demais hotéis de ponta em outros destinos no Brasil. No Espírito Santo temos os melhores equipamentos hoteleiros, temos belezas naturais, gastronomia de qualidade, agroturismo – Venda Nova do Imigrante é o berço desta atividade no país -, e estamos num raio de menos de uma hora de determinadas praias. Da capital Vitória e de outras cidades da Grande Vitória a distância é de pouco mais de uma hora”, destacou Valdeir.

Mesmo com uma rede hoteleira de menor porte, mas não menos qualificada em relação a outros destinos semelhantes, como Gramado e Canela (RS) e Campos do Jordão (SP), as montanhas capixabas deverão sofrer menos impacto, pois não é preciso que uma multidão se desloque para o destino para a sua completa retomada.

“Poucas centenas de pessoas já enchem os hotéis, pousadas, restaurantes e propriedades rurais, e isso já vem provocando uma positiva recuperação econômica para o setor. Assim, ajudaremos a puxar a economia capixaba mais rápido do que muitos imaginam”, afirma Valdeir.

Apoio do poder público

Montanhas capixabas saem na frente na retomada do turismo capixaba 2Para o empresário Gustavo Guimarães, que é presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a recuperação da economia capixaba poderia ser mais ágil se o poder público tivesse mais ação em favor do setor.

“Devemos pensar que o setor de turismo contribui com quase 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Espírito Santo. É muita coisa e isso sem uma contrapartida do poder público. Numa pesquisa feita por um portal de reservas nacional, 20 destinos são apontados pelos usuários, mas nenhuma cidade do Espírito Santo aparece. Isso porque não há investimento na promoção do turismo para que resulte em conhecimento do turista pelo destino capixaba, e isso é muito sério, pois assim levaremos muito mais tempo que o necessário para a recuperação”, ressalta Gustavo Guimarães, que é hoteleiro em Guarapari e dirigente da entidade que compõe a categoria do turismo no Espírito Santo.

Hotel Fazenda China Park

Montanhas capixabas saem na frente na retomada do turismo capixaba 3Um exemplo nas montanhas capixabas é o Hotel Fazenda China Park, que possui um dos maiores equipamentos hoteleiros do Espírito Santo e que está em Domingos Martins. O local possui um complexo de lazer e entretenimento que atrai visitantes às montanhas. Além de teleférico, trenzinho (que leva as crianças a uma fazendinha), pedalinho, pesque e pague, parque aquático externo com toboáguas, centro termal com piscinas, ofurôs e sauna, há ainda sala de cinema e uma equipe de recreadores que faz a alegria das crianças.

Tudo isso num espaço bem aberto com mais de 200 mil metros quadrados de área livre e verde, que enche os olhos dos frequentadores. Suas suítes de luxo são disputadas pelos casais em lua de mel, além dos variados tipos de chalés com ou sem banheiras de hidromassagem.

Veja também

Municipios-ampliam-vacinacao-contra-a-Covid-19-para-tres-turnos-2

Sargento aposentado da PM cai de escada em casa e é atendido pelo Samu

Municipios-ampliam-vacinacao-contra-a-Covid-19-para-tres-turnos

Municípios ampliam vacinação contra a Covid-19 para três turnos

Comunidade-de-Marechal-Floriano-tera-mais-esgotos-tratados-2

Comunidade de Marechal Floriano terá mais esgotos tratados

Aplicativo-dinamiza-aulas-de-Projeto-de-Vida-em-escola-de-Domingos-Martins

Aplicativo dinamiza aulas de Projeto de Vida em escola de Domingos Martins

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-15.14.32

Estado recebe mais de 150 mil doses da Fiocruz para segundas doses

PEPCV-Karol-Gazoni-Iema-1

Parques estaduais estarão abertos para visitação nesta semana

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-09.23.40

Trânsito intenso causa engavetamento entre três carros na BR-262

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-11.35.36-3

Carros antigos serão expostos em Araguaya no mês de julho