Moda de viola é destaque no Festival Parque Aberto neste domingo (09)

Publicado em 07/06/2024 às 10:05

Compartilhe

cultura-07-06-ft-gov-es-moda-de-viola

Para os admiradores da música sertaneja “raiz”, o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, Vila Velha, apresenta uma programação imperdível, neste domingo (09), durante o Festival Parque Aberto. Vão se apresentar Jean da Viola, com o projeto “Uma Viagem Musical nos Braços da Viola” e o grupo Viola Dourada.

Os portões do Parque estarão abertos às 9h, com entrada permitida até o meio-dia. Ao todo, serão disponibilizados 2.000 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (05) limitados a duas unidades por CPF. 

Clique aqui e garanta o seu ingresso – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada na plataforma. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.

O músico Jean da Viola apresenta o projeto “Uma Viagem Musical nos Braços da Viola”, realizado por meio do Edital 013/2022 – Seleção de Projetos de Difusão Musical no Espírito Santo, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). O espetáculo é uma viagem pela história da música caipira desde o período colonial até os dias atuais.

Nas apresentações serão priorizadas questões como acessibilidade. Além de gratuitas, as apresentações são direcionadas para os públicos de todas as idades com classificação livre.  

O grupo Viola Dourada foi formado no município de Muniz Freire pelo músico Marcelo Favoreto há 10 anos, e se dedica à interpretação dos grandes clássicos da música sertaneja de raiz, performances de viola instrumental e também temas autorais. Mantendo viva a tradição da Cultura Caipira.

Marcelo Favoreto é compositor, violeiro, violonista. Ele preside a Associação do Festival de Viola de Muniz Freire e é membro do Conselho de Cultura de Muniz Freire-ES, além de idealizador e organizador do Festival Nacional de Viola de Muniz Freire. O músico tem participação em diversos festivais de viola, como competidor e jurado. Marcelo teve recentemente seu projeto aprovado no Funcultura Edital 19/2021 Seleção de Projetos Culturais de Produção, Difusão e Distribuição Musical no Estado do Espírito Santo. 

Esculturas

Além das atrações do Festival Parque Aberto, o público poderá conhecer também as 15 novas obras artísticas recém-lançadas no local. Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023, para selecionar propostas artísticas visando às exposições permanentes e temporárias do parque.

Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia. Clique aqui para conhecer os novos trabalhos em exposição no Parque Cultural Casa do Governador.

O parque

Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.

Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

Dica

Aconselhamos levar cadeiras ou cangas para uso durante o evento.

Regras do parque

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

  • Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
  • Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
  • A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
  • A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
  • O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
  • É proibido retirar plantas do parque;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
  • Não é permitido usar área da praia;
  • É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
  • É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
  • Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.

Serviço:

Festival Parque Aberto
Atrações: Jean da Viola e Viola Dourada
Quando: 09/06 (domingo)
Horário: a partir das 9h
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla NESTA QUARTA (05)

Fonte e foto: Governo ES

Veja também

mundo-13-06-ft-reproducao-internet

Ferida no Líbano diz ter deixado o Brasil após agressão do marido

politica-13-06-Alex-Ferreira-Camara-dos-Deputados

PL que iguala aborto a homicídio tem 78% de rejeição no site da Câmara

policia-13-06-ft-policia-civi-MF-roubo-casal

Casal detido em Marechal Floriano disse que anjo os orientou a praticar furtos em residências

saude-13-06-ft-sesa

Hospital Estadual Central recebe placa comemorativa do selo Diamond pela excelência no tratamento do AVC 

politica-13-06-Helio-Filho-Secom

Armazéns do Porto de Vitória ganham projeto de requalificação

esporte-13-06-ft-gov-es-selecao-capixaba-handebol

Seleção capixaba de handebol disputa Campeonato Brasileiro Cadete

cultura-13-06-ft-gov-es

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

saude-13-06-ft-Criar-Comunicacao-Integrada-medico

Mais de 50 médicos do Espírito Santo respondem por processo no CRM