Ministério Público do Espírito Santo registra mais de 160 denúncias de atos antidemocráticos em quatro dias

Publicado em 14/01/2023 às 12:23

Compartilhe

Ministerio-Publico-do-Espirito-Santo-registra-mais-de-160-denuncias-de-atos-antidemocraticos-em-quatro-dias

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, da Ouvidoria e do Gabinete Permanente de Crise (GPC), informa que recebeu 163 manifestações nos últimos quatro dias referentes aos atos antidemocráticos e criminosos. Com base nessas denúncias e demais apurações, o MPES faz o levantamento de pessoas do Espírito Santo envolvidas nos ataques verificados em Brasília no domingo (08/01), bem como no acampamento que causou estragos na Prainha, em Vila Velha. Os nomes são remetidos para autoridades de Brasília, que conduzem procedimentos relacionados a esses eventos, bem como, em paralelo, ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que deve utilizar os dados como provas, para a responsabilização dos envolvidos em âmbito estadual.

As denúncias que chegaram até o momento dão conta de pessoas que participaram efetivamente dos atos de destruição. Trazem endereço, nome, fotos e postagens nas redes sociais. Também apontam financiadores e patrocinadores de viagens, com o fretamento de ônibus para Brasília e que deram suporte às pessoas acampadas.

O MPES continua recebendo denúncias, por meio dos seguintes canais: http://ouvidoria.mpes.mp.br; telefone 127 (seg. a sex., das 12h às 18h); e-mail [email protected]; e aplicativo MPES Cidadão (disponível para iOS e Android). Para facilitar a manifestação, foi disponibilizado no site do MPES um ícone próprio para esse tipo de denúncia. Também existe uma aba própria no ícone Ouvidoria que traz um formulário específico para denunciar. Os registros devem ser feitos com a maior quantidade de informações e detalhes possíveis, para auxiliar na apuração e esclarecimento dos fatos.

Fonte: MPES

Foto: Marcelo Camargo

Veja também

Drymoluber-brazili_ThiagoMarcial-capa-2

Espécies raras de cobras são redescobertas no Espírito Santo depois de décadas

agro-04-03-incaper

Incaper e parceiros vão promover eventos para valorização e empoderamento da mulher rural

capa-coluna-vida-saudavel

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

mundo-04-03-Divulgacao-UNRWA

Israel aceita acordo de cessar-fogo por seis semanas, diz EUA

policia-04-03-Ayrton-Freire-Inter-TV-Cabugi

Fugitivos de Mossoró invadem galpão de fazenda e polícia faz cerco

dengue-ms

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

cafe-conefora

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

agropecuaria

Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023