Ministério Público do ES instaura gabinete para ampliar defesa da sociedade

Publicado em 12/01/2023 às 12:24

Compartilhe

Ministerio-Publico-do-ES-instaura-gabinete-para-ampliar-defesa-da-sociedade

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) instaurou na quarta-feira (11/01) o Gabinete Permanente de Crise (GPC) no âmbito da instituição. O objetivo é gerenciar as consequências de situações emergenciais e críticas de grande impacto nacional, estadual ou municipal, que exijam ações integradas e uniformes entre as Promotorias de Justiça com atribuição relacionada à crise instalada, para manter a unidade ministerial e potencializar a atuação estratégica da instituição em defesa da sociedade. O GPC é vinculado diretamente à Procuradoria-Geral de Justiça e foi instaurado pela Portaria PGJ Nº 27, de 11 de janeiro de 2023.

A instauração do Gabinete Permanente de Crise decorre também dos atos antidemocráticos contra as sedes dos Três Poderes da Capital Federal, que culminaram na invasão e na depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. O GPC atuará em eventos de crise, como movimentos de ruptura institucional, greves, pandemias, desastres, entre outras situações de grande impacto na esfera nacional, estadual e municipal e que exigem uma resposta especial dos órgãos públicos competentes, em especial do Ministério Público capixaba.

A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, salientou a importância do Gabinete Permanente de Crise para uma atuação institucional ainda mais ágil e vigorosa face aos eventos de forte impacto social. “O que pretendemos com o gabinete é ampliar o escopo de investigações de atos criminosos, como os ocorridos durante as manifestações antidemocráticas verificadas em Brasília e aqui no Estado. Queremos dar uma abrangência maior, para obtenção de provas robustas, com ações integradas com os órgãos de execução naturais, potencializando a atuação estratégica institucional em momentos de crise e situações emergenciais, para dar uma resposta eficaz e eficiente para a sociedade”, avaliou.

Fonte: MPES

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados